Connect with us

Chamadas

Conheça a carga tributária dos itens que você consumirá neste Carnaval!

Autor: Ana Luzia Rodrigues

Publicado em

“Mas que calor, ô ô ô”, ”Oh abre alas que eu quero passar”, “Ei, você aí, me dá um dinheiro aí’…. Essas e tantas outras marchinhas vão embalar os próximos dias de carnaval. E haja muita água, cachaça, refrigerante e cerveja para acompanhar o ritmo dos foliões.  

Todavia, essa matéria tem o objetivo de mostrar os impactos da elevada carga tributária brasileira nos itens mais consumidos durante a Folia de Momo. 

Com base em dados do Impostômetro, mostra que a carga tributária de produtos largamente consumidos no Carnaval pode superar os 80%. Esse é o caso da cachaça, bebida que tem embutido em seu preço 81,9% de tributos.

Leia também: Serviços Poderão Se Tornar Mais Caros Com Reforma Tributária

O Brasil faz parte do grupo daqueles que mais arrecadam impostos e dão piores retornos em serviços públicos para a sua população.

De modo geral, as bebidas alcoólicas, que crescem em venda nesta época do ano, são bastante tributadas. Mas o peso dos impostos afeta outros itens típicos do Carnaval como tecidos para as fantasias como para as máscaras de plástico.

Nos próximos dias, diversos foliões ficarão frente a frente com os tributos do carnaval. Confira a carga tributária dos principais itens consumidos no evento. As informações são do site impostômetro.

Dessa forma, confira na tabela o percentual de tributos embutidos nos preços de itens típicos de carnaval:

Formada em jornalismo há mais de 30 anos, já passou por diversas redações dos jornais do interior onde ocupou cargos como repórter e editora-chefe. Também já foi assessora de imprensa da Câmara Municipal de Teresópolis. Atuante no Jornal Contábil desde 2021.

Mais lidas

@2025 - Todos os direitos reservados. Projetado e desenvolvido por Jornal Contábil