Conheça as diferenças entre Dropshipping e E-commerce

Saiba que Dropshipping e E-commerce são os dois tipos de negócios mais usados no ambiente online. Visto que são modelos digitais que oferecem diversos produtos aos clientes com facilidade de acesso e preços acessíveis. 

Para conhecer as diferenças entre esses dois modelos de negócios online, continue lendo esse artigo para entender como funciona cada uma dessas plataformas. Assim como as suas vantagens e desvantagens para as vendas online.

Leia também: Saiba O Que É Dropshipping E Como Começar!

COMO FUNCIONA O DROPSHIPPING E E-COMMERCE?

Para conhecer a diferença entre Dropshipping e E-commerce, é importante entender como funciona cada uma dessas duas plataformas de negócios online. Veja a seguir:

Dropshipping

O dropshipping é uma modalidade nova de e-commerce, onde a responsabilidade da entrega dos produtos é do fornecedor da mercadoria. Assim, o vendedor realiza as vendas usando o estoque do fornecedor, sendo dispensado de manter um estoque em sua loja.

Nesse sentido, o lojista é apenas um intermediador da venda, tendo a responsabilidade de oferecer o produto e efetuar a divulgação. Por esse serviço, ele recebe uma comissão em cada venda efetuada por seu intermédio.

E-commerce

O e-commerce é uma modalidade de comércio eletrônico, que envolve desde lojas online, aplicativos de compra e venda até delivery de comidas. Desse modo, todo o processo de escolha do produto, realização da compra e pagamento é feito de forma online. 

Leia também: Saiba Como Abrir CNPJ Para E-Commerce E Formalizar Sua Loja Virtual

Por isso, o marketing digital é uma ferramenta de importância estratégica nesse tipo de negócio. Pois, para efetuar vendas online, além de ter selecionado os fornecedores, o vendedor deve desenvolver estratégias para atrair o cliente e promover a sua loja online.  

Imagem: rawpixel.com / freepik

O QUE DIFERENCIA DROPSHIPPING E E-COMMERCE?

De uma maneira simples, a principal diferença entre Dropshipping e E-commerce consiste na forma de venda e entrega dos produtos. Isso porque no e-commerce, o lojista tem a responsabilidade sobre todo o processo de venda e entrega.

Já no dropshipping, a responsabilidade do lojista é apenas para com a venda, já que a entrega é de responsabilidade do fornecedor dos produtos. De fato, isso significa que nesse tipo de negócio online o lojista não se preocupa em manter um estoque físico.  

Para ficar mais clara a diferença entre essas duas modalidades de comércio eletrônico, veja a seguir um comparativo entre elas:

E-commerceDropshipping
Alto Investimento com retorno mais demoradoBaixo investimento com retorno mais rápido
Vendedor tem maior autonomia e conhece a qualidade do produto Vendedor não tem contato com a mercadoria e não conhece a qualidade
Mantém o controle sobre estoques e entregas Não tem custos com entrega e manutenção de estoques, diminuindo necessidade de espaço físico
Demanda mais tempo para gestão do negócio Tem mais tempo para as estratégias de marketing para atrair clientes e promover a loja online

Portanto, apesar de o Dropshipping e E-commerce serem modalidades parecidas, contam possuem diferenças relacionadas com a forma de venda e entrega dos produtos. Sem dúvida, nas duas modalidades existem vantagens e desvantagens.

Certamente, muitos fatores influenciam para a escolha de uma ou outra modalidade, como, por exemplo, os recursos disponíveis para investimentos. Além disso, a possibilidade de contar com fornecedores parceiros para assegurar o bom funcionamento do negócio.

Se gostou desse artigo, acesse o site da Contjet e veja o que mais temos a oferecer para a sua empresa. 

Por Jorge Silva.

Original de Contjet

Leonardo Grandchamp

Recent Posts

Enem 2025: participantes já podem conferir os locais de prova

Cartão de Confirmação de Inscrição está disponível na Página do Participante

29 minutos ago

Como o consumo inteligente está mudando hábitos e estilos de vida?

Consumo inteligente transforma hábitos diários e promove sustentabilidade, economia e bem-estar com ajuda da tecnologia…

2 horas ago

Mês das Micro e Pequenas Empresas: 5 tendências que vão guiar os negócios em 2026

Outubro celebra as MPEs, que representam 90% das empresas formais no Brasil; especialista da vhsys…

3 horas ago

SPED: Receita publica novas regras para CBS, IBS e IS na EFD ICMS/IPI

Confira as atualizações do SPED que detalham o tratamento fiscal dos novos tributos da Reforma…

4 horas ago

Receita esclarece sobre IOF em novas linhas de crédito rural e habitacional

Instrução Normativa atende a pedido de bancos e visa garantir segurança jurídica em operações criadas…

7 horas ago

Reforma Tributária: adaptar-se é questão de sobrevivência

Por Rodrigo Sartorio, diretor de produtos da TOTVS A aprovação da Reforma Tributária, instituída pela…

8 horas ago