Conheça as principais atribuições de um Profissional de RH

A área de Recursos Humanos é a responsável pela gestão dos colaboradores dentro das empresas e, por isso, é considerada um dos mais importantes pilares de uma organização.

São várias as atribuições do setor de Recursos Humanos, e a cada dia elas têm se tornado mais importantes e indispensáveis dentro das empresas.

Você sabe o que faz e quais são as principais atribuições do profissional de RH?

Continue a leitura e confira!

RH – O que faz?

O profissional de RH é responsável por realizar entrevista de admissão, desempenho e desligamento de funcionários, propõe e implementa programas de treinamento e desenvolvimento de pessoas, ações para melhorar o clima organizacional, é responsável também por definir questões de cargos e salários, elaborar gráficos gerenciais, cuidar de aspectos de liderança, motivação, qualidade de vida no trabalho, entre outras tantas tarefas relacionadas a gestão de pessoas, além é claro, de conciliar os interesses da organização e dos colaboradores.

É uma série de funções estratégicas e essenciais dentro de uma empresa. Veja abaixo um checklist das principais atividades de um profissional de Recursos Humanos.

Recrutamento & Seleção

  • Anúncio de Vagas;
  • Triagem de Currículos;
  • Entrevista Técnica e Comportamental;
  • Aplicação de Testes, Dinâmicas, Jogos e Avaliações;
  • Feedback das Entrevistas;
  • Integração de Novos Colaboradores;
  • Gestão de Vagas.

Avaliação de Desempenho

  • Planejamento da Avaliação de Desempenho;
  • Elaboração da Avaliação de Desempenho;
  • Treinamento para a Avaliação de Desempenho;
  • Aplicação da Avaliação de Desempenho;
  • Tabulação e Análise dos Resultados;
  • Feedback da Avaliação de Desempenho;
  • Desenvolvimento de Plano de Ação.

Gestão de Clima Organizacional

  • Pesquisa de Clima;
  • Tabulação e Análise dos Resultados;
  • Relatórios de Clima;
  • Desenvolvimento de Plano de Ação;
  • Gestão do Clima.

Treinamento & Desenvolvimento

  • Levantamento das Necessidades de Treinamento;
  • Planejamento dos Treinamentos;
  • Aplicação dos Treinamentos;
  • Avaliação do Treinamentos;
  • Avaliação dos Resultados dos Treinamentos.

Gestão de Cargos & Salários

  • Avaliação de Cargos e Salários;
  • Mapeamento de Competências Técnicas e Organizacionais;
  • Descrição de Cargos;
  • Pesquisa Salarial;
  • Elaboração do Plano de Cargos e Salários;
  • Gestão dos Cargos e Salários.

Gestão de Endomarketing

  • Desenvolver Ações Motivacionais;
  • Desenvolver Ações de Desenvolvimento Pessoal;
  • Desenvolver Ações de Qualidade de Vida no Trabalho;
  • Disseminar a Cultura Organizacional;
  • Gerenciar a Comunicação Interna;
  • Promover Melhoria Contínua.

Gestão de Desligamento

  • Entrevista de desligamento.

Agora que você já sabe o que faz e quais são as principais atribuições de um profissional de RH, que tal ampliar o seu conhecimento em processos e práticas de RH? Conheça o treinamento e prepare-se já para o mercado de trabalho. 

Por Alessandra Leite

loureiro

Recent Posts

Novas regras do BPC: governo detalha cálculo, deduções e conversão para auxílio-inclusão

Novas regras do BPC ampliam o cálculo da renda para incluir ganhos não formais e…

2 dias ago

Na prática: tudo o que você precisa saber sobre PIS e COFINS na tributação monofásica!

A tributação monofásica do PIS e da COFINS já está presente no dia a dia…

3 dias ago

Publicada nova versão do Manual da e-Financeira v2.5

Entenda as principais mudanças que ocorrem com essa nova versão

3 dias ago

Atenção! Dirbi e PGDAS com prazo de envio até segunda-feira (20)

O atraso ou a falta de entrega das obrigações acessórias podem gerar diversas consequências negativas…

3 dias ago

BNDES vai liberar R$ 12 bi para produtores rurais com perdas de safra

Linha de crédito de longo prazo é direcionada a agricultores atingidos por calamidades climáticas entre…

3 dias ago

4 bancos estão suspensos pelo INSS e não podem oferecer consignado

O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito na qual o valor das parcelas é…

3 dias ago