Conheça as principais tendências para o mercado de trabalho no futuro

O mundo está mudando a cada momento e no mercado de trabalho não é diferente, mas com tanta tecnologia e transformações fica difícil saber como será daqui pra frente. Não dá para saber exatamente como serão os empregos no futuro, mas com o cenário atual podemos ter algumas ideias do que nos espera daqui há alguns anos e como deve ser a união da tecnologia com o trabalho.

Para ajudar a entender qual deve ser a cara do mercado de trabalho em um futuro bem próximo, separamos alguns tópicos que devem trazer mudanças significativas para as empresas e para os colaboradores. Muitos deles estão ligados à tecnologia e devem afetar diretamente os empregados e a rotina do dia a dia nas empresas.

Leia também: Etaríssimo Dificulta Inserção De Maiores De 50 Anos No Mercado De Trabalho

Digitalização do trabalho

Como a tecnologia anda presente em todos os lugares, a digitalização do mercado de trabalho já é uma realidade, mas deve ser ainda mais forte em breve. Segundo o Fórum Econômico Mundial realizado em 2020, naquele momento, 84% dos empregadores já estavam prontos para digitalizar os processos da rotina de trabalho. Essas mudanças exigem medidas que devem ser tomadas em relação à produtividade e bem-estar dos funcionários.

Leia também: Jovens X Mercado De Trabalho: Entenda Essa Relação Nos Dias De Hoje!

Preocupação com saúde mental

Esse é um tópico que também já está sendo trabalhado nas empresas, especialmente após a pandemia, um momento em que as pessoas tiveram que se adaptar às novas formas de trabalhar. Ações como a facilitação do acesso aos profissionais de saúde mental e até mesmo focados nesse tema com palestras e atividades são algumas das formas que as companhias buscam para fortalecer a saúde da mente.

Rotatividade de empregos

Antigamente era muito comum conhecer uma pessoa que trabalhava há mais de 20 anos em uma empresa, mudando apenas o cargo ao longo desse tempo, mas a tendência é que isso mude ainda mais. Hoje as pessoas tendem a ter mais de um emprego ao longo da vida, isso acontece porque os funcionários dessa geração têm a opção de escolher trabalhos de acordo com o projeto que irão desenvolver, buscando sempre um mais interessante.

Flexibilidade de formatos

Com a digitalização do trabalho, vem também o formato home office, que facilitou a vida de muitas pessoas que já não precisam mais pensar no trajeto até a empresa. Mas se você procurar por vagas de emprego SP, por exemplo, vai notar que alguns escritórios também adotaram o formato híbrido, onde o funcionário trabalha de casa, mas algumas vezes na semana ou eventualmente vai até o posto de trabalho para ter uma interação com a equipe.

Leonardo Grandchamp

Recent Posts

Novas regras do BPC: governo detalha cálculo, deduções e conversão para auxílio-inclusão

Novas regras do BPC ampliam o cálculo da renda para incluir ganhos não formais e…

22 horas ago

Na prática: tudo o que você precisa saber sobre PIS e COFINS na tributação monofásica!

A tributação monofásica do PIS e da COFINS já está presente no dia a dia…

1 dia ago

Publicada nova versão do Manual da e-Financeira v2.5

Entenda as principais mudanças que ocorrem com essa nova versão

1 dia ago

Atenção! Dirbi e PGDAS com prazo de envio até segunda-feira (20)

O atraso ou a falta de entrega das obrigações acessórias podem gerar diversas consequências negativas…

1 dia ago

BNDES vai liberar R$ 12 bi para produtores rurais com perdas de safra

Linha de crédito de longo prazo é direcionada a agricultores atingidos por calamidades climáticas entre…

1 dia ago

4 bancos estão suspensos pelo INSS e não podem oferecer consignado

O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito na qual o valor das parcelas é…

1 dia ago