Segundo a Receita Federal o Simples Nacional é um regime compartilhado de arrecadação, cobrança e fiscalização de tributos aplicável às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte.
Se você é contador ou estudante de Ciências Contábeis, as Rotinas Contábeis no Simples Nacional são procedimentos obrigatórios e um conhecimento fundamental para a execução de um bom trabalho.
Confira abaixo um passo a passo completo com todas as Rotinas Contábeis no Simples Nacional e os processos fundamentais para conclusão de cada uma delas.
Procedimentos e obrigações do Simples Nacional.
A primeira obrigação é o envio mensal dos tributos devidos através do Programa Gerador de Documentos de Arrecadação do Simples Nacional (PGDAS-D)
Após o envio é possível realizar a emissão do DAS (que integra 8 tributos em uma única guia, e deve ser pago até o dia 20 de cada mês).
A Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais (DEFIS), é uma obrigação acessória anual para empresas que estão sob o regime do Simples Nacional e deve ser realizada no site do Simples Nacional. O prazo é até dia 31 de março de cada ano.
A Declaração de Substituição Tributária, Diferencial de Alíquotas e Antecipação é o documento que reúne diferentes informações sobre o ICMS, sendo uma obrigação e rotina mensal para micro e pequenas empresas do Simples Nacional.
A entrega pode ser realizada através do SEDIF-SN
O sistema do eSocial reúne todos os dados fiscais, previdenciários e trabalhistas dos colaboradores de uma organização e auxilia no cumprimento das obrigações. Todas as informações necessárias do eSocial como folha de pagamento, admissões, demissões, entre outras, deve ser entregue até o dia 15 do mês seguinte à folha de pagamento e até o dia 20 de dezembro para a folha do 13° salário.
A Escrituração Fiscal Digital das Retenções e Informações da Contribuição Previdenciária Substituída (EFD Reinf ) tem o propósito de centralizar informações de rendimentos pagos, retenções de impostos, entre outros, que estavam dispersos na entregas de outras obrigações acessórias.
A entrega é mensal com prazo até o dia 15 do mês subsequente e pode ser realizada no portal web EFD Reinf, acessando o e-CAC.
A Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais e de outras Entidades e Fundos (DCTF Web), é uma obrigação acessória tributária, em que o contribuinte informa dívidas e débitos referente a constituições do crédito previdenciário e contribuições destinadas a terceiros (INSS).
A DCTF web deve ser entregue mensalmente, até o 15° útil do mês seguinte ao acontecimento dos fatos gerados através do eSocial ou eCAC.
A Relação Anual de Informações Sociais – RAIS é um documento que reúne todos os dados sociais sobre o setor trabalhista e precisa ser apresentado anualmente pelas empresas inscritas no Simples Nacional.
A entrega das RAIS segue um calendário de pagamento por grupos e são enviadas através do Programa Gerador de Declaração de RAIS, que pode ser baixado no site do governo.
A Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte (DIRF) é a declaração feita pela fonte pagadora, ou seja, quem efetua pagamentos e retém imposto de renda na fonte.
Ela deve ser enviada anualmente à Receita Federal até o último dia útil de fevereiro, em relação ao ano-calendário anterior, através do Programa Gerador de Declarações.
A última obrigação e rotina do Simples Nacional é o envio da Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social – GFIP.
Elas devem ser entregues no dia 07 de cada mês. Essas guias podem ser geradas automaticamente no sistema SEFIP e enviadas diretamente dentro do próprio sistema.
Domine todas as Rotinas Contábeis em pouco tempo
Aprenda as principais técnicas de contabilidade e domine de forma prática todos os procedimentos exigidos pelo mercado de trabalho. Conheça o curso que impulsionou milhares de alunos a grandes oportunidades. Contador na Prática
O 13º salário do INSS 2025 foi confirmado e pago de forma antecipada pelo Governo…
O Ministério da Previdência Social lançou, nesta quarta-feira (15), o Programa de Regularidade Previdenciária dos…
Os beneficiários do Bolsa Família já podem se programar para os pagamentos de outubro de…
Evento gratuito acontece neste sábado (18) das 14h às 18h em formato híbrido
A economia brasileira apresentou leve avanço em agosto deste ano, mantendo um crescimento observado desde…
O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) publicou, por meio da Resolução CGSN nº 183/2025,…