consigando clt / Imagem canva pro / editado por Jornal Contábil
Em menos de um mês o programa Crédito do Trabalhador, que fornece empréstimos consignados para trabalhadores CLT, já ultrapassou 3,1 bilhões de reais em empréstimos, o número continuará crescendo nos próximos meses.
O programa entrou em vigor no dia 21 de março de 2025 e com poucos dias milhares de contratos já foram fechados, milhões de simulações continuam sendo realizadas diariamente.
O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) publicou na última quarta-feira, dia 02 de abril, que já foram fechados mais de R$ 3,1 bilhões em empréstimos consignados, com 500.083 trabalhadores.
O programa concede empréstimos consignados para brasileiros que trabalham de carteira assinada, nessa modalidade as parcelas são descontadas diretamente do pagamento e podem chegar até 35% do salário bruto do trabalhador.
Em caso de demissão, 10% do saldo do FGTS e até 100% da multa rescisória de 40% do FGTS podem ser utilizados para quitação da dívida. Caso o pagamento total não seja realizado mesmo com a multa e o saldo do Fundo de Garantia, o empréstimo será pausado e retornará no novo emprego com correção.
Portanto, é preciso realizar uma avaliação bem séria antes de contratar o Consignado CLT e comprometer até 35% da renda bruta, lembrando que o trabalhador não pode simplesmente deixar de pagar, pois o desconto é feito diretamente pelo eSocial.
Leia também:
O Ministério do Trabalho e Emprego estima que a marca dos R$ 100 bilhões em contratos seja superada nos 3 primeiros meses do empréstimo consignado CLT. Segundo os dados divulgados pelo MTE, dos 501.301 contratos firmados até a última quarta-feira (02), os dados são os seguintes:
A partir de 25 de abril deste ano, as instituições financeiras vão poder oferecer essa linha de crédito através das suas plataformas digitais, mas a solicitação pela Carteira de Trabalho digital continuará sendo uma opção.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
O adiamento significa que notas fiscais emitidas a partir de janeiro de 2026 não serão…
Na última segunda-feira (1) o Banco Central lançou o BC Protege+, serviço gratuito que permite…
Mensagens exigindo pressa e prazos de minutos são sinal de golpe: a Receita Federal nunca…
Sistema foi totalmente remodelado para oferecer mais segurança, controle e transparência
Nesta segunda-feira (1) o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou uma nova resolução que muda…
O MEI pode economizar até 40% em comparação com a contratação como pessoa física