Após as negociações de ontem, dia 28, entre representantes dos bancos e o Ministério da Fazenda, o Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) aprovou o aumento da taxa do desconto em folha para 1,97% da taxa de juros dos empréstimos consignados do INSS. Já os juros para o cartão consignado ficaram estabelecidos em 2,89%.
Com essa decisão tomada, parte dos bancos que havia parado com o serviço se manifestou e retoma a concessão do empréstimo. A linha de crédito beneficia aposentados e pensionistas, e libera empréstimos com juros mais baixos tanto na modalidade convencional como para o cartão de crédito atrelado ao benefício social.
Dentre os bancos que afirmaram o retorno desta modalidade de crédito estão: Bradesco, Banco do Brasil, Santander Brasil e Banco Pan. O PagBank Pag Seguros afirmou que a operação pode ser feita através do aplicativo. O Itaú Unibanco ainda está avaliando a situação para se pronunciar nos próximos dias. Por fim, a Caixa Econômica e o Daycoval ainda aguardam a publicação da Instrução Normativa do INSS para retornar com o consignado.
Leia também: Aprovada MP que altera valor de taxa de fiscalização do…
A discussão em torno da taxa de juros para os empréstimos consignados do INSS teve início na semana passada, quando o Governo decidiu que o teto do consignado tradicional passaria de 2,14% para 1,70% ao mês. Já nas operações com cartão de crédito consignado, os juros passariam de 3,06% para 2,62% ao mês.
Assim, diante dessa atitude, diversos bancos brasileiros se manifestaram. Decidiram suspender a concessão de novos consignados do INSS com a justificativa de que a concessão de crédito nesse patamar de juros era inviável. A proporção chegou a cerca de 95% das instituições.
Dessa forma, com o impasse, representantes dos bancos, do Ministério da Fazenda e do Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) tiveram que voltar às discussões.
De acordo com informações do Ministério da Previdência Social, 8 milhões de beneficiários do INSS possuem algum contrato ativo de consignado. Destes, cerca de 1,8 milhão já chegou ao limite de utilização, que corresponde a até 45% da renda.
O 13º salário do INSS 2025 foi confirmado e pago de forma antecipada pelo Governo…
O Ministério da Previdência Social lançou, nesta quarta-feira (15), o Programa de Regularidade Previdenciária dos…
Os beneficiários do Bolsa Família já podem se programar para os pagamentos de outubro de…
Evento gratuito acontece neste sábado (18) das 14h às 18h em formato híbrido
A economia brasileira apresentou leve avanço em agosto deste ano, mantendo um crescimento observado desde…
O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) publicou, por meio da Resolução CGSN nº 183/2025,…