Categories: NegóciosNews Yahoo

Consumidores apostam em novas tecnologias para comprar

Um de cada cinco consumidores brasileiros aponta o código QR como uma das suas três formas preferidas de pagamento na hora de fazer compras online. 

O dado integra a segunda parte de uma pesquisa feita pelo Capterra sobre o comportamento dos compradores após o início da crise do coronavírus que ouviu 1.002 entrevistados de todas as regiões do Brasil entre os dias 14 e 21 de julho.

O aumento do uso desta forma de pagamento acontece no momento em que o governo se prepara para o lançamento do PIX, projeto que vai unificar as transações com Código QR e promete popularizar ainda mais a modalidade.

A aposta por novos meios de pagamento veio acompanhada de um forte crescimento das compras recorrentes pela internet devido à pandemia.

Segundo o estudo, dobrou o número de consumidores que afirmam fazer de 6 a 10 compras online por mês na comparação do período pré-crise com o atual, de 9% a 19%, respectivamente.

Por outro lado, a quantidade daqueles que afirmam fazer somente de uma a duas compras por mês teve queda de 37%.

As formas de pagamento preferidas dos consumidores online são o PayPal e o cartão de crédito à vista, usadas por 43% dos entrevistados e seguidas pelo cartão de crédito parcelado (41%), cartão de débito (32%) e boleto bancário (23%).

Consumidor aposta por novas tecnologias para comprar

Além de diversificar os métodos de pagamento, os consumidores estão cada vez mais apostando por novas plataformas.

Quase quatro de cada dez consumidores (38%), por exemplo, afirmam já ter feito compras por sistemas de chat, como o WhatsApp.

E as redes sociais também ganham protagonismo: 33% dos entrevistados afirma já ter comprado pelo menos uma vez diretamente nas redes sociais, como o Instagram.

“O brasileiro está entre os líderes mundiais em adoção de redes sociais e do WhatsApp. Com essas plataformas se transformando em verdadeiros marketplaces, o consumidor pode buscar produtos e fechar a compra na própria plataforma”, comenta Lucca Rossi, analista responsável pela pesquisa.

Além de analisar as formas de pagamento e as plataformas mais utilizadas pelos consumidores, o estudo do Capterra também perguntou aos entrevistados sobre seus hábitos de segurança nas compras online e se debruçou sobre suas preferências de compra durante esse período de excepcionalidade.    

Nos últimos meses, o Capterra tem investigado as mudanças tecnológicas no setor financeiro brasileiro, tanto na área empresarial, com o aumento da adoção de fintechs entre as pequenas e médias empresas, como na de consumo, com o crescimento do uso do celular para pagamentos em lojas físicas após a pandemia do coronavírus.

Por Capterra 

Esther Vasconcelos

Recent Posts

Novas regras do BPC: governo detalha cálculo, deduções e conversão para auxílio-inclusão

Novas regras do BPC ampliam o cálculo da renda para incluir ganhos não formais e…

1 dia ago

Na prática: tudo o que você precisa saber sobre PIS e COFINS na tributação monofásica!

A tributação monofásica do PIS e da COFINS já está presente no dia a dia…

1 dia ago

Publicada nova versão do Manual da e-Financeira v2.5

Entenda as principais mudanças que ocorrem com essa nova versão

1 dia ago

Atenção! Dirbi e PGDAS com prazo de envio até segunda-feira (20)

O atraso ou a falta de entrega das obrigações acessórias podem gerar diversas consequências negativas…

1 dia ago

BNDES vai liberar R$ 12 bi para produtores rurais com perdas de safra

Linha de crédito de longo prazo é direcionada a agricultores atingidos por calamidades climáticas entre…

1 dia ago

4 bancos estão suspensos pelo INSS e não podem oferecer consignado

O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito na qual o valor das parcelas é…

1 dia ago