Contabilidade 2025: o que você precisa saber para se destacar no setor

Acompanhar as tendências e perspectivas para o próximo ano é um passo importante para planejar estratégias de crescimento e garantir o sucesso do seu negócio. Na área de contabilidade a situação não é diferente. 

O ano de 2025 promete ser de grandes movimentações na área contábil. A inovação deixa de ser apenas uma tendência e se torna uma necessidade consolidada. Abordagens estratégicas e ferramentas inteligentes hoje são indispensáveis para acompanhar a evolução do setor.

‍ Além disso, temas socioambientais estão cada vez mais em foco, moldando as expectativas do mercado e dos clientes. 

‍ Pensando nisso, separamos as seis principais tendências da contabilidade para 2025, destacando como elas podem impactar sua rotina, melhorar seus resultados e posicionar seu escritório à frente da concorrência.

Acompanhe!

6 tendências da contabilidade para 2025

1 – Digitalização e automação

A contabilidade está cada vez mais digital. Ferramentas de automação e inteligência artificial estão cada vez mais adaptadas para otimizar tarefas repetitivas, permitindo que os contadores se concentrem em atividades estratégicas e de consultoria.

2 – Contabilidade verde

A adoção de práticas que contribuem para a preservação do meio ambiente agrega mais valor para empresas e negócios. A Contabilidade Verde tem uma abordagem voltada para a transformação digital e a economia de recursos.

3 – Compliance e segurança de dados

Com a transformação digital, a segurança de dados se torna uma prioridade cada vez maior. É importante investir em sistemas robustos de proteção de informações, para garantir mais transparência e estar em conformidade com a LGPD.

4 – Contabilidade consultiva

O contador assume um papel cada vez mais consultivo. Na posição de parceiro estratégico, o profissional contábil ajuda as empresas a tomar decisões embasadas em análises financeiras detalhadas.

5 – Mudanças na tributação

A reforma tributária em tramitação no Congresso Nacional deve causar impactos em diversas áreas da sociedade. O contador precisa estar atento às mudanças em pauta e se preparar para o novo cenário.

6 – Educação e capacitação contínua

A rapidez da evolução tecnológica exige que os profissionais de contabilidade invistam em capacitação.  Em 2025, a contabilidade será ainda mais estratégica, tecnológica e voltada para soluções personalizadas. ‍ Portanto, prepare-se para o futuro: quem se antecipa, sai na frente!

Quer se tornar um profissional tributário? Então aprenda a ganhar dinheiro com o Curso de Recuperação do Simples Nacional. Você começará do absoluto ZERO e dominará, na prática, todo o processo para identificar créditos de produtos monofásicos e solicitar restituições. Em apenas 3 dias, recupere o PIS e COFINS de até 60 meses e veja como é fácil transformar seu tempo em dinheiro. Não perca tempo, inscreva-se agora clicando aqui!

Ana Luzia Rodrigues

Formada em jornalismo há mais de 30 anos, já passou por diversas redações dos jornais do interior onde ocupou cargos como repórter e editora-chefe. Também já foi assessora de imprensa da Câmara Municipal de Teresópolis. Atuante no Jornal Contábil desde 2021.

Recent Posts

Pagamentos do Bolsa Família chegam mais cedo em dezembro

Em novembro, mais de 18 milhões de famílias receberam o benefício

20 minutos ago

Conselho de Contabilidade (CFC) define as anuidades para 2026

Confira os novos valores e descontos para profissionais da classe e empresas

2 horas ago

Reinvenção e Sobrevivência: O Plano B que Salvou 7 Gigantes Corporativas

Em um mundo de negócios que muda na velocidade da luz, a rigidez pode ser…

2 horas ago

Reforma Tributária dará adeus à EFD Contribuições em 2027

A descontinuação da EFD Contribuições será em 2027, ano em que entram em vigor a…

3 horas ago

Ex-coordenador do INSS é preso por determinação da CPMI

O ex-coordenador-geral de pagamentos e benefícios do INSS, Jucimar Fonseca da Silva, foi preso na…

3 horas ago

RAT: Empresas e Receita Federal se enfrentam por cobrança de adicional de aposentadoria especial

A contribuição varia de 6% a 12% sobre a remuneração de trabalhadores expostos a agentes…

5 horas ago