Contabilidade
Contabilidade: 5 mentiras mais comuns sobre o Imposto de Renda
O período mais animado para a contabilidade está se aproximando, toda a agitação do Imposto de Renda (IR) começa no mês de março e nos últimos anos o final do prazo de envio vai até final do mês de maio.
As regras do IR este ano ainda serão divulgadas pela Receita Federal nos próximos dias, mas já estamos em um momento para começar a se organizar para transmitir as declarações deste ano.
Como os profissionais de contabilidade acabam lidando com diferentes pessoas na época do Imposto de Renda(IR), muitas mentiras são contadas e acabam complicando a vida do contador.
“O Salário é o que determina se você é obrigado a declarar Imposto de Renda”
Muitos declarantes acreditam que apenas o salário é considerado para o Imposto de Renda, não entendendo que são todas as fontes de renda tributáveis, com isso, milhões de pessoas deixam de declarar mesmo estando obrigadas. É fundamental ter paciência para orientar as pessoas.
“Meus dependentes não têm renda!”
Esconder a renda dos dependentes é uma mentira clássica, as pessoas fazem isso pensando que essa prática vai reduzir o imposto devido. Entretanto, deixar de informar a renda formal de algum dependente só vai fazer a declaração cair na Malha Fina e demorar mais tempo para receber a restituição.
É preciso ter paciência para que todos entendam que, esconder a renda de um contribuinte fará a declaração cair na Malha Fina.
“Depois te envio todos os documentos”
A verdade é que sempre fica faltando algum documento, onde os clientes prometem enviar e acabam adiando a declaração em muitos dias. Com isso, a declaração demora para ser transmitida.
Leia também:
- MEI: contratar plano de saúde PME reduz custos e amplia cobertura
- Classificação fiscal: o que é e o que muda com Reforma Tributária
- 13º salário: veja o valor da multa para quem atrasou a 1ª parcela
- Banco Central lança portabilidade de crédito no open finance
- Agenda Tributária: confira os prazos e obrigações de dezembro
“Amanhã eu declaro o Imposto de Renda”
Essa mentira é algo mais comum quando alguém vai fazer a sua própria declaração, e às vezes dos clientes, por conta demanda e da falta de algum documento, com isso, enviar uma IR pode demorar mais de um mês para transmitir o IR. Nessa de adiar o Imposto de Renda, muitos declarantes acabam enviando no último dia e deixam de receber a restituição primeiro.
“Pode enviar!”
Muitas pessoas sempre dão o “OK” e afirmam que a declaração pode ser enviada, porém, depois de alguns dias, sempre surge um novo dependente, uma fonte de renda ou uma despesa restituível, fazendo com que a declaração seja retificada.

-
Reforma Tributária4 dias agoReforma: Nota Técnica traz mudanças em relação a locação de imóveis na NFS-e
-
Contabilidade4 dias agoNovo módulo da Receita Federal muda regras para abertura de empresas a partir de dezembro
-
Imposto de Renda4 dias agoReceita paga HOJE lote de restituição do IR com mais de R$ 490 milhões
-
MEI4 dias agoPlano de saúde para MEI em São Paulo: como usar seu CNPJ para pagar menos?
-
CLT5 dias agoQuais as consequências na recusa em cumprir aviso prévio?
-
Reforma Tributária4 dias agoO fim da guerra fiscal: por que o mapa competitivo das empresas vai mudar nos próximos anos
-
INSS3 dias agoVocê conhece o auxílio-acidente e como fazer seu cálculo? Veja aqui!
-
CLT4 dias agoMTE inicia a cobrança das empresas que não estão declarando ou recolhendo as prestações de empréstimo consignado

Receba nossas notícias pelo WhatsApp em primeira mão.