Categories: + LidasDestaques

Contabilidade: Arte, Ciência ou Técnica?

Muitos se perguntam: “o que a contabilidade é na verdade? Seria uma técnica de controle de informações, uma maneira artística em sua essência de registrar transações ou uma ciência que estuda os registros patrimoniais das empresas?”. Mediante estas dúvidas (que sempre foram as minhas também), pesquisei um pouco sobre este assunto e cheguei a algumas conclusões, as quais compartilho adiante com vocês.

Curso Online de Analista Fiscal Formação Completa – Conheça

Segundo o CFC – NBC T 1: “A Contabilidade, na sua condição de ciência social, cujo objeto é o patrimônio, busca, por meio dada apreensão, dada quantificação, dada classificação, do registro, da eventual sumarização, da demonstração, da análise e relato das mutações sofridas pelo patrimônio da entidade particularizada, a geração de informações quantitativas e qualitativas sobre ela, expressas tanto em termos físicos, quanto monetários”.

A contabilidade é essencialmente uma ciência utilizada para estudar, interpretar e registrar os fenômenos que afetam o patrimônio de uma entidade. Para tanto, utiliza como recursos a matemática e adaptação de valores em fórmulas criadas para fins diversos. Contudo, observa-se que ela possui algo em comum com a arte e a escrita, pois são ciências que surgiram ao se usar uma à outra como base para registros dos fatos que ocorriam no dia-a-dia. É constantemente também denominada como técnica. Isso mostra a dificuldade de classificá-la.

Pelo fato do homem não saber escrever a mais de 20.000 anos atrás, ele criou uma das formas mais primitivas de inscrição, que foi a artística, para registrar seus feitos durante o dia. O homem caçava algum animal ou apanhava algum fruto e posteriormente registrava em pinturas gravadas nas paredes esses fatos, podendo-se concluir que nascia daí a necessidade de controle da entidade. A contabilidade não pode ser considerada uma arte, pois utiliza elementos lógicos e racionais conjugados e não se manifesta pelo espírito criador do belo artístico.

Diversas técnicas são usadas pela contabilidade para que seus objetivos sejam atingidos: a escrituração é uma forma própria desta ciência de registrar as ocorrências patrimoniais; as demonstrações contábeis são demonstrações expositivas para reunir os fatos de maneira a obter maiores informações, e a análise de balanços é uma técnica que permite decompor, comparar e interpretar o conteúdo das demonstrações contábeis, fornecendo informações analíticas, cuja utilidade vai além do administrador. A principal técnica utilizada são as partidas dobradas. Apesar de não poder ser considerada uma técnica, faz uso constantemente de aspectos técnicos.

A contabilidade possui um objetivo, objeto e se inter-relaciona com a economia e administração. Além disso, está sujeita a mudanças ao longo da história, frutos de suas investigações sobre a maneira mais fiel de apresentar as informações desejadas. Sendo assim, podemos afirmar que a contabilidade é uma Ciência Factual Social.

Independente de qual classificação seja mais adequada, a contabilidade tem tido cada vez mais destaque no mundo corporativo, sobretudo nacional, dado o crescimento das empresas, que exige grande eficácia dos profissionais, para que sejam capazes de trabalhar a infinita gama de informações que são necessárias ao estudo e controle do patrimônio.

loureiro

Recent Posts

Novas regras do BPC: governo detalha cálculo, deduções e conversão para auxílio-inclusão

Novas regras do BPC ampliam o cálculo da renda para incluir ganhos não formais e…

22 horas ago

Na prática: tudo o que você precisa saber sobre PIS e COFINS na tributação monofásica!

A tributação monofásica do PIS e da COFINS já está presente no dia a dia…

1 dia ago

Publicada nova versão do Manual da e-Financeira v2.5

Entenda as principais mudanças que ocorrem com essa nova versão

1 dia ago

Atenção! Dirbi e PGDAS com prazo de envio até segunda-feira (20)

O atraso ou a falta de entrega das obrigações acessórias podem gerar diversas consequências negativas…

1 dia ago

BNDES vai liberar R$ 12 bi para produtores rurais com perdas de safra

Linha de crédito de longo prazo é direcionada a agricultores atingidos por calamidades climáticas entre…

1 dia ago

4 bancos estão suspensos pelo INSS e não podem oferecer consignado

O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito na qual o valor das parcelas é…

1 dia ago