Contabilidade do Futuro: como a tecnologia vai auxiliar na gestão dos negócios

São Paulo, outubro de 2019 — A agilidade na troca de informações e um processo operacional mais enxuto, livre de um amontoado de papéis, são apenas duas das vantagens que as aplicações inteligentes trouxeram para o campo contábil. A melhora muito se deve à automação, mas também é reflexo de uma demanda cada vez mais qualificada de empresas que dotam ativos com recursos tecnológicos, a exemplo da inteligência artificial, internet das coisas (IoT), chips, OCR (reconhecimento óptico de caracteres), e esperam serviços que acompanhem essa mudança. Tanto é assim, que a contabilidade deixou de ser um meio de estar em dia com o Fisco, para ganhar status de informação estratégica para a decisão gerencial.

[elementor-template id=”121699″]

Para Adelmo Nunes, contabilista e diretor da Planned Soluções Empresariais, no futuro, as operações com compra e venda e pagamentos de impostos serão contabilizadas automaticamente, dado o grau de integração dos agentes econômicos. “Hoje, a tecnologia utilizada em campo nas empresas, como os sensores embarcados, é determinante para analisar de forma técnica o tempo de depreciação de um ativo imobilizado, para o impairment test, por exemplo, uma obrigação legal da contabilidade internacional”, afirma Nunes.

A integração de sistemas de escrituração às demonstrações contábeis representa outro ganho que a tecnologia trouxe para o setor. Dessa facilidade com a coleta e entrega de documentos, guias e relatórios gerenciais deriva a maior disponibilidade de tempo do contabilista. “Passamos a exercer atividades de consultoria, mais voltadas à análise do passivo empresarial e de investimentos, formação de preços de novos produtos, avaliação da saúde financeira da organização, dando um suporte muito mais amplo ao negócio do cliente”, garante o contabilista.

Sobre a Planned: Um dos escritórios mais inovadores de serviços contábeis do Brasil, a Planned Soluções Empresariais foi fundada em 1996 e é pioneira em serviços integrados a grandes corporações, PMEs e startups nas áreas fiscal, societária, tributária, trabalhista, regulatória e financeira. 

Leonardo Grandchamp

Recent Posts

Novas regras do BPC: governo detalha cálculo, deduções e conversão para auxílio-inclusão

Novas regras do BPC ampliam o cálculo da renda para incluir ganhos não formais e…

1 dia ago

Na prática: tudo o que você precisa saber sobre PIS e COFINS na tributação monofásica!

A tributação monofásica do PIS e da COFINS já está presente no dia a dia…

2 dias ago

Publicada nova versão do Manual da e-Financeira v2.5

Entenda as principais mudanças que ocorrem com essa nova versão

2 dias ago

Atenção! Dirbi e PGDAS com prazo de envio até segunda-feira (20)

O atraso ou a falta de entrega das obrigações acessórias podem gerar diversas consequências negativas…

2 dias ago

BNDES vai liberar R$ 12 bi para produtores rurais com perdas de safra

Linha de crédito de longo prazo é direcionada a agricultores atingidos por calamidades climáticas entre…

2 dias ago

4 bancos estão suspensos pelo INSS e não podem oferecer consignado

O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito na qual o valor das parcelas é…

2 dias ago