Se você está tentando decidir qual será a sua faculdade e sonha em se tornar contador, saiba que será preciso cursar Ciências Contábeis, entender como o mercado da contabilidade funciona pode ser algo que vai te ajudar com a sua decisão.
Saber como escolher a sua faculdade é fundamental, afinal, será a profissão que provavelmente você vai seguir pelo resto da sua vida. Logicamente existem especializações e diversos tipos de carreiras, mas é preciso ter sabedoria na sua escolha.
O começo do ano é um período perfeito para começar no nível superior, mas é fundamental pesquisar sobre os cursos do seu interesse.
O curso de Ciências Contábeis tem duração de 4 anos (8 semestres) e pode ser cursado presencialmente ou 100% a distância. Portanto, é um ponto positivo para quem prefere estudar a distância, podendo até mesmo mesclar o ensino presencial com o EaD (Flex).
O universitário terá que estudar matéria como:
Além de cursar matérias que visam o estudante a atuar na área contábil pública e privada, o acadêmico de Ciências Contábeis também aprenderá sobre Economia, Direito e Administração.
Existem muitas opções para o contador, podendo atuar como autônomo, trabalhar em uma empresa ou escritório, ou pode atuar no serviço público, cada vez mais os contadores se tornam importantes.
Apesar do medo do avanço da tecnologia substituir a profissão, a legislação brasileira precisa da assistência dos contadores. A contabilidade é a primeira profissão regulamentada do Brasil.
Além disso, com a publicação do Decreto-Lei n.º 9.295, em 27 de maio de 1946, foram criados o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e os Conselhos Regionais de Contabilidade(CRCs).
Leia também:
O Instituto Semesp analisou a taxa de empregabilidade para os formandos de Ciências Contábeis na 4ª pesquisa de empregabilidade em 2024 e considerou que 68,2% dos estudantes recém-formados conseguem emprego na área.
Além disso, segundo o IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) em 2022, a taxa de empregabilidade para formados em Ciências Contábeis chegou a 93,8%. Além disso, 17ª edição do Guia Salarial da Robert Half, destacou que a área de contabilidade e finanças é uma das áreas mais promissoras para 2025.
Portanto, se você lida bem com estresse e está preparado para cuidar das diversas obrigações dos seus clientes e com as mudanças frequentes na legislação, sim, vale a pena. Saiba que ser contador pode te abrir muitas oportunidades, no mercado público e privado.
O 13º salário do INSS 2025 foi confirmado e pago de forma antecipada pelo Governo…
O Ministério da Previdência Social lançou, nesta quarta-feira (15), o Programa de Regularidade Previdenciária dos…
Os beneficiários do Bolsa Família já podem se programar para os pagamentos de outubro de…
Evento gratuito acontece neste sábado (18) das 14h às 18h em formato híbrido
A economia brasileira apresentou leve avanço em agosto deste ano, mantendo um crescimento observado desde…
O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) publicou, por meio da Resolução CGSN nº 183/2025,…