Contabilidade: veja como preparar os seus clientes para o IR 2025

O segundo trimestre de todos os anos costuma ser um dos períodos mais agitados e lucrativos para os escritórios de contabilidade por conta do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF), que nos últimos anos foi transmitido entre o período de março a maio.

Com toda certeza, milhares de contadores estão recebendo mensagens dos seus clientes, que estão ansiosos para a restituição do IR. Os clientes querem informações sobre como se preparar para realizar o envio da declaração nos primeiros dias.

A maioria das pessoas já entende que é benéfico enviar a declaração do IR nos primeiros dias de envio.

Contabilidade, veja como preparar os seus clientes para O IR

Uma mensagem de texto ou PDF bem trabalhado explicando alguns detalhes para os seus clientes pode facilitar a sua vida no Imposto de Renda de 2025. Você pode incluir essas mensagens:

Comprovante de rendimentos: até o último dia útil de fevereiro as empresas devem entregar aos trabalhadores os comprovantes de rendimentos, solicite que seus clientes estejam com o documento em mãos. 

Comprovante de rendimentos de aplicações financeiras: até o final de fevereiro bancos e corretoras de valores devem disponibilizar os comprovantes referente aos rendimentos de aplicações e movimentações financeiras.

Notas fiscais: não esqueça de avisar aos seus clientes para eles separarem as notas fiscais com todas as despesas dedutíveis (aproveite e avise quais são as despesas dedutíveis).

Dependentes: alertar sobre quem pode ser dependente e que esses dependentes não podem estar presentes em outras declarações também pode ser importante. Também se pode explicar sobre quais dados são necessários para inclusão dos dependentes no IR.

Conta gov.br: explique para os seus clientes sobre a conta gov.br e sobre a importância da conta estar no nível ouro ou prata, fale também como você fará para acessar a conta do seu cliente. Isso facilitará a sua vida.

Leia também:

Mais orientações

Existem muitas outras dicas sobre o imposto de Renda, mas as que citamos podem te ajudar a orientar seus clientes e adiantar o seu trabalho. O ideal é montar um PDF e você pode decidir a sua estratégia de envio.

Além dessas perguntas e orientações básicas, monte um questionário para saber o número de dependentes, fontes de renda, bens e dívidas, entre outros detalhes. Esse questionário será seu aliado no momento de precificar seus serviços.

Matheus Vinicius Ribeiro

Recent Posts

Contador e os direitos autorais: como orientar o cliente e ficar dentro da lei

Ficar atento aos direitos autorais faz parte do papel do contador para orientar seus clientes

3 dias ago

Você conhece o auxílio-acidente e como fazer seu cálculo? Veja aqui!

Quer saber quanto é o valor pago pelo INSS pelo auxílio-acidente? Veja aqui.

3 dias ago

Receita Federal informa parada programada do ecossistema CNPJ

Trata-se da entrada em produção do Módulo de Administração Tributária que traz impacto para a…

3 dias ago

Plano de saúde para MEI em São Paulo: como usar seu CNPJ para pagar menos?

Plano de saúde para MEI pode ser a alternativa mais econômica para microempreendedores que desejam…

3 dias ago

Simples Nacional sem mistério: aprenda quando usar o DAS Avulso e garanta sua regularidade fiscal!

O DAS Avulso é uma guia que reúne em um único documento os impostos municipais,…

3 dias ago

Receita paga HOJE lote de restituição do IR com mais de R$ 490 milhões

Este lote vai beneficiar 214 mil contribuintes.

3 dias ago