Contabilidade
Contabilidade: Veja as obrigações que devem ser enviadas nesta sexta-feira (28)
Março está se aproximando, com ele está chegando também a época do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF), um período agitado para Receita Federal, para os profissionais de contabilidade e para todos os contribuintes por conta das obrigações.
Nesta sexta-feira (28), é o último dia para as organizações enviarem algumas obrigações fundamentais para o banco de dados da Receita. O Leão irá utilizar as informações prestadas para realizar o cruzamento de dados que será feito no Imposto de Renda de 2025.
Portanto, se você quer saber quais obrigações precisam ser entregues até o dia 28 de fevereiro de 2025, confira os próximos tópicos e se informe.
Dmed
A Declaração de Serviços Médicos e de Saúde (DMED) é uma obrigação importante para a Receita tomar ciência sobre gastos com saúde dos contribuintes no ano-calendário do IR, que este ano é 2024.
Essa obrigação tem como objetivo informar os pagamentos recebidos por pessoas jurídicas (ou pessoa física equiparada) prestadoras de serviços de saúde e operadoras de planos privados de assistência à saúde.
DIRF
Esta é a Declaração do Imposto sobre a Renda Retido (DIRF) bastante conhecido dos profissionais de contabilidade, em 2025 será a última transmissão dessa obrigação, esta declaração será substituída pelas informações prestadas no eSocial e a EFD-Reinf.
A DIRF visa informar a Receita Federal o seguinte:
- Os rendimentos pagos a pessoas físicas domiciliadas no País;
- O imposto sobre a renda e contribuições retidos na fonte, dos rendimentos pagos ou creditados para seus beneficiários;
- O pagamento, crédito, entrega, emprego ou remessa a residentes ou domiciliados no exterior;
- Os pagamentos a plano de assistência à saúde – coletivo empresarial.
DIMOB
Com essa obrigação a Receita Federal se informa sobre as atividades imobiliárias em 2024, colaborando para o cruzamento de dados. A Declaração de Informações sobre Atividades Imobiliárias (DIMOB) é uma declaração extremamente importante.
Nesta obrigação devem ser informadas as operações de construção, incorporação, loteamento e intermediação de aquisições/alienações, no ano em que foram contratadas; e os pagamentos efetuados no ano, discriminados mensalmente, decorrentes de locação, sublocação e intermediação de locação, independentemente do ano em que essa operação foi contratada.
Leia também:
- MEI: contratar plano de saúde PME reduz custos e amplia cobertura
- Classificação fiscal: o que é e o que muda com Reforma Tributária
- 13º salário: veja o valor da multa para quem atrasou a 1ª parcela
- Banco Central lança portabilidade de crédito no open finance
- Agenda Tributária: confira os prazos e obrigações de dezembro
e-Financeira
Esta obrigação já conhecida pelos profissionais de contabilidade, ela se tornou mais popular após a polêmica recente com o monitoramento do PIX, esta é uma obrigação que deve ser transmitida por instituições financeiras.
A e-Financeira é um conjunto de arquivos digitais referentes a cadastro, abertura, fechamento e auxiliares, módulo de operações financeiras e módulo de previdência privada que deve ser transmitida por diversas organizações.

-
Reforma Tributária4 dias agoReforma: Nota Técnica traz mudanças em relação a locação de imóveis na NFS-e
-
Contabilidade4 dias agoNovo módulo da Receita Federal muda regras para abertura de empresas a partir de dezembro
-
Imposto de Renda4 dias agoReceita paga HOJE lote de restituição do IR com mais de R$ 490 milhões
-
MEI4 dias agoPlano de saúde para MEI em São Paulo: como usar seu CNPJ para pagar menos?
-
INSS3 dias agoVocê conhece o auxílio-acidente e como fazer seu cálculo? Veja aqui!
-
CLT5 dias agoQuais as consequências na recusa em cumprir aviso prévio?
-
Reforma Tributária5 dias agoO fim da guerra fiscal: por que o mapa competitivo das empresas vai mudar nos próximos anos
-
CLT4 dias agoMTE inicia a cobrança das empresas que não estão declarando ou recolhendo as prestações de empréstimo consignado

Receba nossas notícias pelo WhatsApp em primeira mão.