Categories: Destaques

Contador como evitar multas para seus clientes

As obrigações tributárias acessórias são todos os trâmites burocráticos que servem como base para o pagamento de tributos e também para futuras fiscalizações. Criadas nas esferas federal, estadual e municipal para controlar as informações das pessoas jurídicas na área contábil, fiscal e pessoal, elas precisam ser encaminhadas pelos contadores da forma correta e no prazo determinado para evitar complicações para seus clientes.

Isso porque, se a empresa entrega alguma obrigação acessória depois do prazo estipulado pelo fisco, ela recebe uma multa cujo valor pode variar de acordo com a própria obrigação, o tempo de atraso, os impostos e também o número de informações erradas que foram enviadas. Em alguns casos, o não cumprimento das obrigações pode até resultar na paralisação temporária das atividades da empresa.

Atualmente, contadores e clientes que não queiram correr o risco de ter problemas podem contar com a ajuda da tecnologia. Existem diversos sistemas contábeis que auxiliam a geração da informação exigida por esses procedimentos da forma correta – e dentro do prazo.

Confira exemplos de algumas das principais obrigações acessórias que devem ser enviadas à Receita Federal:

Declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física
Esta provavelmente seja a obrigação mais conhecida de todas. O prazo para entrega é de 2 de março a 28 de abril.

– Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte (DIRF)
Deve ser enviada até dia 27 de fevereiro tanto por pessoas jurídicas quanto pessoas físicas para informar rendimentos e tributos retidos de terceiros.

– Declaração de Informações sobre Atividades Imobiliárias DIMOB
Deve ser entregue à Receita Federal do Brasil pelas pessoas jurídicas e equiparadas.  O prazo final é 24 de fevereiro. Via Serasa

 

Ricardo de Freitas

Ricardo de Freitas não é apenas o CEO e Jornalista do Portal Jornal Contábil, mas também possui uma sólida trajetória como principal executivo e consultor de grandes empresas de software no Brasil. Sua experiência no setor de tecnologia, adquirida até 2013, o proporcionou uma visão estratégica sobre as necessidades e desafios das empresas. Ainda em 2010, demonstrou sua expertise em comunicação e negócios ao lançar com sucesso o livro "A Revolução de Marketing para Empresas de Contabilidade", uma obra que se tornou referência para o setor contábil em busca de novas abordagens de marketing e relacionamento com clientes. Sua liderança no Jornal Contábil, portanto, é enriquecida por uma compreensão multifacetada do mundo empresarial, unindo tecnologia, gestão e comunicação estratégica.

Recent Posts

Regimes tributários: quais são e o que muda com a Reforma Tributária?

Entenda as novas regras do jogo fiscal e prepare seu negócio para 2026

3 minutos ago

Como escolher a contabilidade para sua empresa: 10 dicas essenciais para avaliar a qualidade

Escolher uma contabilidade pode ser um desafio. Os primeiros passos do empreendedorismo envolvem diversas preocupações:…

20 minutos ago

Arrecadação de receitas federais alcança R$ 216 bilhões em setembro

Recolhimento nos nove primeiros meses de 2025 chegou a R$ 2,105 trilhões

24 minutos ago

Publicação do Programa EFD ICMS IPI versão 6.0.1

A atualização corrige erros identificados nos relatórios dos registros D700 e também ajustes na tela…

53 minutos ago

Enem 2025: participantes já podem conferir os locais de prova

Cartão de Confirmação de Inscrição está disponível na Página do Participante

16 horas ago

Como o consumo inteligente está mudando hábitos e estilos de vida?

Consumo inteligente transforma hábitos diários e promove sustentabilidade, economia e bem-estar com ajuda da tecnologia…

17 horas ago