Contador: como lidar com uma rotina de estresse e estimular a saúde mental?

A rotina dos trabalhadores em empresas de contabilidade, que precisam lidar com diversas frustrações e pressões, acabam gerando desde lesões físicas até o esgotamento da saúde mental.

Por exemplo, estamos na época da entrega das declarações do Imposto de Renda. Ou seja, um erro pode não ser apenas a dor de cabeça em cair na malha fina, mas também custar a reputação e o emprego do contador.

Dessa forma, muitos profissionais acabam sendo acometidos por depressão, ansiedade, estresse e a Síndrome de Burnout (Síndrome do Esgotamento Mental). 

A doença é caracterizada como um distúrbio emocional com sintomas de estresse, esgotamento físico e extrema exaustão. Reconhecida como doença ocupacional pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a síndrome já atinge 40% dos trabalhadores brasileiros.

Esgotamento, ansiedade e estresse

As exigências da Receita Federal, que hoje são o principal motivo de atenção da maioria dos profissionais contábeis, e as evoluções tecnológicas ocorrem em uma velocidade que a categoria não consegue acompanhar. O resultado é um profissional esgotado física e psicologicamente.

Ao mesmo tempo, as dúvidas colocam os setores tributários e fiscais em lugar de destaque no organograma empresarial, no centro da tomada de decisões e do tratamento de informações. 

Esta dinâmica pode servir de exemplo do protagonismo que vem sendo assumido pelo profissional contábil na dinâmica empresarial e, paralelamente, do peso que recai sobre as suas costas.

Ambiente de trabalho e sua influência

Entenda que um ambiente de trabalho pesado, muitas vezes, pode contribuir para aumentar o nível de tensão dos colaboradores. Nesse sentido, criar uma atmosfera descontraída, com distribuição equilibrada das tarefas, pode ser o segredo para manter a saúde mental dos funcionários. 

Assim, o empregador, ao constatar a presença mais expressiva de transtornos psicológicos no ambiente profissional, precisa acender um sinal de alerta. 

Afinal, é importante saber identificar os primeiros sinais de que algo está em desequilíbrio. Assim, tratar o emocional da equipe o quanto antes pode ser determinante para uma melhoria no desempenho corporativo, nos negócios e na qualidade de vida.

Combater o assédio moral

O assédio no ambiente de trabalho também compromete a saúde mental e física. Trabalhando com prazos, os profissionais contábeis estão mais propensos a serem vítimas do assédio moral.

Combater esse tipo de comportamento é uma obrigação das empresas, que devem agir para prevenir e solucionar casos de assédio moral, físico ou psicológico.

Para evitar este tipo de pressão, o empregador precisa proporcionar um ambiente propício ao desenvolvimento, equipamentos adequados e condições de trabalho favoráveis. Essas pequenas atitudes são essenciais para promover a saúde mental e aumentar a produtividade.

Ajuda profissional

É importante que os trabalhadores saibam identificar os primeiros sinais de que algo está em desequilíbrio. Assim como acontece com as doenças físicas, tratar o emocional o quanto antes pode ser determinante para uma melhoria no desempenho corporativo e na qualidade de vida.

A falta de motivação para exercer as atividades cotidianas, normalmente, é um dos primeiros sintomas. É normal, para toda e qualquer pessoa, sentir vontade de não sair da cama para trabalhar de vez em quando. Todavia é preciso se atentar para quando essa sensação começa a fazer parte da rotina, o que pode sinalizar a ocorrência da depressão. 

Outros sinais podem ser irritação excessiva, insônia e crises de ansiedade frequentes. Todos estes podem ser um alerta do organismo sinalizando a depressão. Portanto, buscar ajuda profissional o quanto antes é o recomendável.

Ana Luzia Rodrigues

Formada em jornalismo há mais de 30 anos, já passou por diversas redações dos jornais do interior onde ocupou cargos como repórter e editora-chefe. Também já foi assessora de imprensa da Câmara Municipal de Teresópolis. Atuante no Jornal Contábil desde 2021.

Recent Posts

Comunicado Saiu: 13º salário INSS 2025 com pagamento antecipado e liberação de 14ª parcela

O 13º salário do INSS 2025 foi confirmado e pago de forma antecipada pelo Governo…

9 horas ago

Novo programa da Previdência quer equilibrar finanças de estados e municípios

O Ministério da Previdência Social lançou, nesta quarta-feira (15), o Programa de Regularidade Previdenciária dos…

11 horas ago

Bolsa Família paga benefícios de outubro entre os dias 20 e 31; confira

Os beneficiários do Bolsa Família já podem se programar para os pagamentos de outubro de…

12 horas ago

1ª edição do Fórum Ibracon Jovem reúne especialistas e jovens profissionais para discutir o futuro da auditoria independente

Evento gratuito acontece neste sábado (18) das 14h às 18h em formato híbrido

13 horas ago

BC aponta alta de 0,4% na atividade econômica em agosto

A economia brasileira apresentou leve avanço em agosto deste ano, mantendo um crescimento observado desde…

13 horas ago

Simples Nacional: novas penalidades para atraso, omissões ou erros na entrega da Defis entram em vigor

O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) publicou, por meio da Resolução CGSN nº 183/2025,…

15 horas ago