Contador, confira 3 dicas para cuidar da sua saúde mental

A rotina de um contador pode ser muito estressante e por conta da vida profissional agitada e das obrigações que não param de chegar, muitos profissionais podem acabar negligenciando os cuidados com a saúde mental.

Parar um pouco para rever a sua rotina e as suas ações, pode te tornar mais produtivo de maneira saudável, te ajudando a ter uma vida mais feliz.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Saúde Mental pode ser considerada um estado de bem-estar vivido pelo indivíduo. O Ministério da Saúde destaca que a saúde psicológica depende de diversos fatores (além dos individuais), como aspectos sociais, ambientais e econômicos.

Contador aprenda a dizer NÃO!

O contador já vive uma vida ocupada, aceitar alguns trabalhos ou ir em alguns lugares somente para beneficiar outra pessoa (quando você já não tem energia) pode acabar destruindo a sua saúde mental. 

Logicamente é preciso filtrar, mas a grande mensagem deste tópico é: seu tempo não é infinito e por mais que você seja bom, não é possível ser a solução para todos os problemas do mundo, principalmente os que não seus. Após seus compromissos, foque em você e no tempo de qualidade com que você ama.

Leia também:

Entenda o que está te estressando e elimine da sua rotina

Identifique o que realmente está tornando a sua rotina estressante e elimine isso da sua vida pessoal e profissional, imponha limites. Contador, é fundamental entender que cuidar da sua saúde mental deve ser uma prioridade.

Pare e reflita o que está te esgotando, identifique o causador do seu estresse e aprenda que seu corpo e sua saúde devem ser respeitados.

“Acontece sempre que as pessoas são apaixonadas e atenciosas. Às vezes, elas simplesmente fazem demais.” afirma Kristen Keats, fundadora/CEO da Breakaway Bookkeeping + Advising, uma empresa de contabilidade norte-americana.

Dormir pode te ajudar a ter uma mente saudável!

Dormir: Segundo Harvard, a maioria dos adultos saudáveis ​​requer pelo menos 7 horas por período de 24 horas. Dormir pouco pode afetar a saúde física e mental, aumentando o seu cortisol, o hormônio do estresse.

Segundo uma pesquisa de 2020 publicada na Accounting Today, 38% dos contadores disseram que perderam o sono devido ao estresse relacionado ao trabalho. Neste caso, estamos falando profissionais contábeis norte-americanos, mas no Brasil a situação pode ser até pior.

Caso você esteja perdendo o sono por conta do estresse, o Ministério da Saúde publicou uma matéria explicando que a prática regular de atividades físicas pode contribuir para melhorar a saúde do sono.

Não negocie o seu sono, faça o possível para regular o seu sono, praticar exercícios físico e manter uma alimentação saudável

Matheus Vinicius Ribeiro

Recent Posts

Novas regras do BPC: governo detalha cálculo, deduções e conversão para auxílio-inclusão

Novas regras do BPC ampliam o cálculo da renda para incluir ganhos não formais e…

2 dias ago

Na prática: tudo o que você precisa saber sobre PIS e COFINS na tributação monofásica!

A tributação monofásica do PIS e da COFINS já está presente no dia a dia…

2 dias ago

Publicada nova versão do Manual da e-Financeira v2.5

Entenda as principais mudanças que ocorrem com essa nova versão

2 dias ago

Atenção! Dirbi e PGDAS com prazo de envio até segunda-feira (20)

O atraso ou a falta de entrega das obrigações acessórias podem gerar diversas consequências negativas…

2 dias ago

BNDES vai liberar R$ 12 bi para produtores rurais com perdas de safra

Linha de crédito de longo prazo é direcionada a agricultores atingidos por calamidades climáticas entre…

2 dias ago

4 bancos estão suspensos pelo INSS e não podem oferecer consignado

O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito na qual o valor das parcelas é…

3 dias ago