Sem categoria
Contador não pode incentivar oposição à contribuição sindical
O Ministério Público do Trabalho (MPT), publicou, por meio da Procuradoria Regional do Trabalho da 15ª Região, a Recomendação nº 213502-2024, que orienta os contadores em relação à contribuição assistencial.
De acordo com o documento, contadores e/ou contadoras não podem coagir, estimular, auxiliar e/ou induzir os trabalhadores a se oporem ou resistirem ao desconto de contribuições sindicais.
A prática dessas ações poderá resultar em investigações ministeriais e até ações civis públicas movidas pelo MPT. A princípio, a recomendação deve ser adotada pelos profissionais registrados no Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP).
O texto recomenda que os contabilistas “se abstenham de coagir, estimular, auxiliar e/ou induzir o(a) trabalhador(a) a se opor ou resistir ao desconto de contribuições sindicais legais, normativas ou negociadas, ou de qualquer outra espécie, sob pena de atuação do Ministério Público do Trabalho em face do(a) contabilista.”
-
INSS3 dias ago14º salário do INSS: decisão final sobre o pagamento em 2025
-
INSS3 dias agoNovas regras do BPC: biometria será obrigatória em novembro
-
CLT4 dias agoQuando cai o 5° dia útil de novembro de 2025?
-
INSS5 dias agoINSS dá início aos pagamentos de benefícios de outubro. Confira!
-
Sem categoria2 dias agoINSS: Quais os benefícios para quem sofre de transtornos mentais?
-
Contabilidade3 dias agoFIPECAFI alerta para as competências cruciais para contadores em 2026: interpretação de dados, comunicação executiva e finanças corporativas
-
Fique Sabendo3 dias agoSaque-aniversário do FGTS: a partir de sábado (01) novas normas passam a valer
-
INSS4 dias agoJustiça libera R$ 2,6 bi em atrasados do INSS. Veja quem recebe

Receba nossas notícias pelo WhatsApp em primeira mão.