Contadores Advogados desviam R$ 337 milhões em notas frias

O juiz da 7º Vara Criminal de Cuiabá, Jorge Luiz Tadeu Rodrigues, designou para o período de 19 a 23 de outubro as audiências de instrução e julgamento relativa às ações penais dos réus denunciados pelo Ministério Público Estadual (MPE) em um desdobramento da Operação Fake Papper.

Nesta fase processual, serão ouvidas as testemunhas de acusação e defesa, além da oportunidade de cada um dos acusados produzir provas para se defenderem.

Somente após a fase de instrução, o processo será remetido as alegações finais das partes envolvidas para que seja dada a sentença pelo magistrado.

Em outubro de 2019, investigações da Delegacia Especializada em Crimes Fazendários e Contra a Administração Pública (Defaz), em conjunto com a Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), descobriram um esquema criminoso de emissão de notas frias no valor de R$ 337 milhões, o que gerou prejuízos à arrecadação tributária, afetando, por exemplo, o Fundo de Participação dos Municípios e o Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab).

Reprodução Internet

No total, são 9 réus acusados de organização criminosa, falsidade ideológica, falsificação de documentos públicos e crimes contra a ordem tributária.

O grupo criminoso tinha a participação de advogados e contadores, que utilizavam o domínio técnico para emissão das notas fiscais frias e, assim, concretizavam as fraudes.

O esquema possibilitou a prática de crimes não tributários, como a fraude à licitação, ou mesmo “esquentar” mercadorias furtadas ou roubadas.

A investigação que resultou na Operação Fake Paper começou a partir da constatação pela Unidade de Inteligência Fiscal e Monitoramento Tributário da Sefaz, de operações atípicas, em que havia saída de notas, mas sem lastro da entrada de produtos.

Além do movimento detectado pela unidade, um produtor rural procurou a Delegacia Fazendária informando que havia feito uma aquisição fictícia.

Matéria:

Ricardo de Freitas

Ricardo de Freitas não é apenas o CEO e Jornalista do Portal Jornal Contábil, mas também possui uma sólida trajetória como principal executivo e consultor de grandes empresas de software no Brasil. Sua experiência no setor de tecnologia, adquirida até 2013, o proporcionou uma visão estratégica sobre as necessidades e desafios das empresas. Ainda em 2010, demonstrou sua expertise em comunicação e negócios ao lançar com sucesso o livro "A Revolução de Marketing para Empresas de Contabilidade", uma obra que se tornou referência para o setor contábil em busca de novas abordagens de marketing e relacionamento com clientes. Sua liderança no Jornal Contábil, portanto, é enriquecida por uma compreensão multifacetada do mundo empresarial, unindo tecnologia, gestão e comunicação estratégica.

Recent Posts

Saque-aniversário do FGTS sob novas regras a partir de novembro. Confira!

Confira como as mudanças afetam os trabalhadores em 2025

54 minutos ago

CAIXA libera dois benefícios nesta segunda (20). Confira seu saldo!

Dois benefícios para famílias de baixa renda: veja como consultar e sacar pelo CAIXA Tem

2 horas ago

Simples, mas estratégico: aprenda a otimizar seus impostos e aumentar sua margem de lucro!

A revenda de carros no Simples Nacional oferece uma forma mais simples de pagar impostos,…

3 horas ago

Profissionais Contábeis votam para renovar CRCs em novembro

Entenda o passo a passo para votar

3 horas ago

Aprovada nova regra para periculosidade de motofretistas e mototaxistas

O novo texto da NR-16 visa trazer maior segurança jurídica e clareza na aplicação da…

4 horas ago

Receita Federal flexibiliza pagamento de débitos e atrai regularização

A ampliação das possibilidades de parcelamento busca incentivar a conformidade tributária e acelerar a recuperação…

4 horas ago