Contabilidade

Contadores do DF têm atendimento preferencial em órgãos públicos

Os profissionais de contabilidade do Distrito Federal agora contam com atendimento preferencial em todos os órgãos e repartições públicas locais. A medida foi oficializada com a entrada em vigor da Lei 7.7763/2025, de autoria do deputado distrital Roosevelt Vilela (PL).

A nova legislação, publicada na edição desta terça-feira (25) do Diário Oficial do DF, garante o benefício exclusivamente quando o profissional estiver no exercício da atividade profissional e no estrito cumprimento de suas atribuições legais, representando efetivamente seus empregadores ou clientes.

O atendimento prioritário abrange tanto as interações presenciais quanto o acesso aos canais virtuais de comunicação e sistemas de atendimento do governo do Distrito Federal.

A medida segue o exemplo de outros estados e municípios, como Rio de Janeiro e Belém (PA), que já adotaram políticas semelhantes. No Distrito Federal, os órgãos públicos terão até 90 dias após a publicação da lei para se adaptar e divulgar as novas regras, em parceria com as entidades representativas da categoria.

Leia também:

Reconhecimento e eficiência

O deputado Roosevelt Vilela destacou que a iniciativa é um reconhecimento da importância da categoria para o bom funcionamento do Estado e da economia. A ideia para o projeto surgiu a partir de uma sugestão do presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Distrito Federal (CRCDF), Darlan Barbosa.

“O contador é um parceiro fundamental do Estado e das empresas. Ele garante que tudo funcione dentro da lei, que recolham os tributos corretamente e que as informações financeiras estejam em ordem,” afirmou o parlamentar.

O objetivo da lei é duplo: além de valorizar os contadores, busca-se também tornar o serviço público mais eficiente. “Esse reconhecimento é também uma forma de fortalecer o ambiente de negócios e a transparência pública,” concluiu Roosevelt Vilela.

A nova norma é vista como um passo importante para agilizar a prestação de serviços essenciais, beneficiando não apenas os contadores, mas também as empresas e cidadãos que dependem da regularização e conformidade fiscal e contábil.

Curso Viver de Contabilidade:

Transforme seu conhecimento em resultado!

Todos os procedimentos contábeis na prática que o mercado exige. Comece agora aqui!

Ana Luzia Rodrigues

Formada em jornalismo há mais de 30 anos, já passou por diversas redações dos jornais do interior onde ocupou cargos como repórter e editora-chefe. Também já foi assessora de imprensa da Câmara Municipal de Teresópolis. Atuante no Jornal Contábil desde 2021.

Recent Posts

Demissão e 13º salário: veja se você tem direito ao valor proporcional

Entenda como fazer o cálculo correto para ter seus direitos garantidos

29 minutos ago

Quais as consequências na recusa em cumprir aviso prévio?

Recusa do trabalhador em seguir prestando serviço autoriza desconto no salário. Entenda

2 horas ago

Senado adia votação que aumenta taxação de fintechs e bets

Líder da oposição pediu mais tempo para analisar projeto

2 horas ago

Receita libera antecipação de parcelas do Simples, incluindo RELP-SN

A mudança já está em vigor e abrange diversos parcelamentos

5 horas ago

Mesmo às vésperas da Black Friday, Natal já lidera interesse online no Brasil, aponta análise da Do Follow

Buscas mostram que, apesar de um mês inteiro de promoções da Black Friday, o Natal…

19 horas ago

Receita Federal alerta: 340 mil contribuintes correm risco de exclusão de parcelamentos

Inadimplência prolongada pode levar ao cancelamento de acordos. Receita Federal alerta e incentiva a renegociação…

21 horas ago