Contas de luz em atraso podem ser parceladas sem juros

Se você mora nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás e Ceará e está com suas contas de luz em atraso, temos uma boa notícia. A distribuidora de energia Enel está dando a possibilidade de parcelar a conta de luz atrasada dos clientes.

Outra boa notícia é que a conta pode ser parcelada e não serão cobrados os juros. O objetivo é facilitar o pagamento dos débitos para os clientes que sofreram impactos econômicos por conta da pandemia do novo coronavírus.

A crise econômica afetou os brasileiros e a inadimplência em todo o país subiu. Para piorar, estamos no período de estiagem e a tarifa do Kwh está em bandeira vermelha, patamar 2. Isso significa que está a mais cara de todas as categorias. 

Como parcelar a conta de luz atrasada?

Se você está com sua conta atrasada, basta seguir os seguintes passos:

  1. Faça login na Agência Virtual, mas para isso você precisará de um e-mail e senha cadastrados. Caso seja o seu primeiro acesso, é só realizar o cadastro. E lembre-se de ter em mãos o número do cliente e o CPF do titular da conta.
  2. Selecione o parcelamento entre os serviços disponíveis. Na barra lateral esquerda, escolha a opção de parcelamento. As condições se aplicam para clientes com contas em atraso acima de 90 dias.
  3. Escolha a opção que melhor se encaixa no seu orçamento. A entrada é fixada em 20% do valor total da dívida. Porém, o restante pode ser parcelado em até 12 vezes sem juros e atualização do valor.

Posso ter minha luz cortada?

Sim. O consumidor que estiver em débito com a empresa de energia pode ter o serviço interrompido e  ter sua energia cortada. Mas é importante dizer que não existe uma quantidade mínima de contas em aberto que permita o corte no fornecimento de energia. É um mito achar que somente na terceira conta em atraso que a Enel tomará providências.

Sendo assim, a companhia elétrica pode cortar a luz da sua casa com apenas uma conta em aberto. Porém, isso não significa que, logo após o pagamento da conta em atraso, a energia elétrica de uma casa será cortada. São estabelecidos prazos e regras para cessar a energia.

Portanto, parcele suas contas e aproveite essa oportunidade que a empresa está oferecendo nestes quatro estados.

Ana Luzia Rodrigues

Formada em jornalismo há mais de 30 anos, já passou por diversas redações dos jornais do interior onde ocupou cargos como repórter e editora-chefe. Também já foi assessora de imprensa da Câmara Municipal de Teresópolis. Atuante no Jornal Contábil desde 2021.

Recent Posts

Imposto sobre herança: o que você precisa saber sobre o ITCMD em 2025

Fique por dentro de tudo a respeito do imposto sobre herança

12 horas ago

Trabalhadores estão antecipando o FGTS antes da nova regra; entenda

Com 52% planejando antecipar o FGTS antes da nova regra, entenda o que muda, quem…

12 horas ago

Guia do Trabalhador: 6 direitos garantidos pela CLT em 2025

Lei trabalhista em vigor traz muitos benefícios aos trabalhadores e a maioria desconhece

12 horas ago

Contabilidade: imensa transformação que aguarda o setor em 2026

O papel do contador está sendo reimaginado no mercado brasileiro, migrando da conformidade para a…

13 horas ago

Correios em crise: o retrato da ineficiência e do uso político das estatais brasileiras

Durante décadas, os Correios foram símbolo de confiança. A empresa pública entregava cartas, encomendas e…

15 horas ago

Saque-aniversário do FGTS sob novas regras a partir de novembro. Confira!

Confira como as mudanças afetam os trabalhadores em 2025

16 horas ago