Categories: Destaques

Contribuintes podem ser excluídos do Simples Nacional por ofício

As empresas tributadas no Simples Nacional podem ser excluídas em caso de irregularidades como débitos. Nesta semana, os optantes pelo Simples Nacional foram notificados, no Domicílio Tributário Eletrônico do Simples Nacional (DTE-SN), dos Atos Declaratórios Executivos (ADE), notificando de seus débitos previdenciários e não previdenciários com a Receita Federal (RFB) e com a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN).

O diretor tributário da Confirp Consultoria Contábil, Richard Domingos, explica que os débitos motivadores da exclusão da Pessoa Jurídica estão relacionados no anexo único do ADE. “A empresa que for notificada deverá correr, pois, o prazo para ajustes é bastante apertado e ao ser excluso do programa a empresa terá que passar todo o ano de 2018 pagando mais uma carga tributária maior”, disse.

O teor do ADE poderá ser acessado no Portal do Simples Nacional ou pelo Atendimento Virtual (e-CAC) no site da Receita federal do Brasil, mediante certificado digital ou código de acesso. Todavia, o código não é válido para consulta ao atendimento virtual (e-CAC) e vice-versa.

A ciência dos optantes sobre o ADE de exclusão será considerada na data do acesso ou após 45 dias da disponibilização da comunicação eletrônica, mesmo se não for lida. E o prazo para regularização será a partir desta data, a pessoa jurídica tem até 30 dias para regularização da totalidade dos débitos à vista, parcelados ou compensados.

Para permanecer no regime simplificado, o contribuinte deverá regularizar os débitos totais em até 30 dias após a comunicação/ciência, desta forma, o processo de exclusão fica automaticamente cancelado.

Caso não ocorra a regularização dos débitos dentro do prazo, será efetivada exclusão de oficio automaticamente a partir de 01 de janeiro de 2018. Confira o comunicado da Receita Federal do Brasil na íntegra aqui.

loureiro

Recent Posts

Novo programa da Previdência quer equilibrar finanças de estados e municípios

O Ministério da Previdência Social lançou, nesta quarta-feira (15), o Programa de Regularidade Previdenciária dos…

2 horas ago

Bolsa Família paga benefícios de outubro entre os dias 20 e 31; confira

Os beneficiários do Bolsa Família já podem se programar para os pagamentos de outubro de…

3 horas ago

1ª edição do Fórum Ibracon Jovem reúne especialistas e jovens profissionais para discutir o futuro da auditoria independente

Evento gratuito acontece neste sábado (18) das 14h às 18h em formato híbrido

3 horas ago

BC aponta alta de 0,4% na atividade econômica em agosto

A economia brasileira apresentou leve avanço em agosto deste ano, mantendo um crescimento observado desde…

4 horas ago

Simples Nacional: novas penalidades para atraso, omissões ou erros na entrega da Defis entram em vigor

O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) publicou, por meio da Resolução CGSN nº 183/2025,…

6 horas ago

Brasil é o segundo país que mais pesquisa por descontos na Black Friday, com 387 mil buscas no Google

O levantamento também revela os 10 produtos que mais despertam o interesse de compra dos…

7 horas ago