Alterações no IOF e as implicações técnicas que podem impactar mercado de crédito
O comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central inicia nesta terça-feira (6) sua reunião para analisar a taxa básica de juros, a Selic. A expectativa do mercado é de um aumento de 0,5 ponto percentual, o que elevaria a atual taxa de 14,25% para 14,75% ao ano, o maior patamar desde 2006.
Alguns diretores e o presidente do Banco Central se reúnem por dois dias consecutivos. A reunião ocorre a cada 45 dias para analisar e definir a Selic. Logo, no primeiro dia que se inicia hoje será analisado as principais métricas econômicas como: inflação, câmbio, atividade econômica, etc.
Segundo o Boletim Focus divulgado na última segunda-feira (5), a mediana das projeções dos analistas consultados pelo BC apontam para essa possível elevação, considerando o aperto monetário que foi iniciado no fim do ano passado.
Leia também: Tributação: Conheça os 10 Produtos com Mais Impostos no Brasil!
De acordo com estimativas do mercado, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deve registrar alta de 0,43% em abril, em comparação aos 0,56% de março. Mesmo com essa desaceleração, o acumulado de 12 meses ainda preocupa, com um IPCA de 5,48%.
A meta de inflação para 2025, estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), é de 3%, com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual (ou seja, entre 1,5% e 4,5%). A expectativa atual é de que a inflação termine o ano acima do teto da meta.
A taxa Selic impacta diretamente o custo do crédito e com isso o juros é elevado, o acesso a empréstimos e financiamento se tornam mais caro, o que tende a segurar um pouco o consumo e tentar conter a inflação.
O mercado aguarda com atenção o comunicado oficial, que deve ser divulgado na noite de quarta-feira (7). A próxima reunião do Copom está agendada para julho. Até lá, os dados econômicos devem continuar influenciando as expectativas do mercado.
Leia mais em Arquivo de Economia
Leia também:
O 13º salário do INSS 2025 foi confirmado e pago de forma antecipada pelo Governo…
O Ministério da Previdência Social lançou, nesta quarta-feira (15), o Programa de Regularidade Previdenciária dos…
Os beneficiários do Bolsa Família já podem se programar para os pagamentos de outubro de…
Evento gratuito acontece neste sábado (18) das 14h às 18h em formato híbrido
A economia brasileira apresentou leve avanço em agosto deste ano, mantendo um crescimento observado desde…
O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) publicou, por meio da Resolução CGSN nº 183/2025,…