Chamadas
Corte de energia por falta de pagamento volta a ser autorizado
O corte de energia volta a ser permitido a partir desta sexta-feira (1°) para os consumidores de baixa renda. A interrupção de energia estava suspensa desde abril pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), sendo assim, não estava acontecendo o corte de luz por inadimplência para os beneficiários da tarifa social em razão da crise provocada pela pandemia do novo coronavírus.
A medida que deveria valer até 30 de junho foi prorrogada até 30 de setembro pela Agência. Não existe até o momento, uma nova previsão de adiamento. Ao cortar a luz, a Aneel beneficiou cerca de 12 milhões de famílias que estão enquadradas na tarifa social de energia elétrica.
A tarifa social é uma forma de conceder descontos na conta de luz para as famílias de baixa renda. Desta forma, o consumidor recebe um abatimento todo mês na conta de luz que pode variar de acordo com a tabela de consumo.
Não houve mudanças na regra para o corte de energia por falta de pagamento, o que aconteceu foi apenas uma suspensão temporária para os consumidores de baixa renda.
As regras para o corte de energia por falta de pagamento não mudaram, apenas foram suspensas para os consumidores de baixa renda.
A distribuidora de energia não poderá interromper o corte de energia antes de enviar uma notificação ao consumidor. A informação deve estar em destaque na fatura que o consumidor recebe, sendo enviada com no mínimo 15 dias de antecedência. Após o consumidor receber a notificação, o corte de luz poderá ser feito.
A distribuidora pode negociar o parcelamento do débito em, no mínimo, três parcelas, no caso de famílias de baixa renda. Enquanto esteve suspenso o corte, as empresas continuaram a cobrar as faturas.
-
Contabilidade4 dias ago
CFC convoca a classe contábil para aderir ao Redam
-
Simples Nacional4 dias ago
Atualizadas as regras do Simples Nacional. Veja as mudanças!
-
Simples Nacional1 dia ago
Governo aperta o cerco no Simples Nacional: novas regras aumentam burocracia e multas
-
Reforma Tributária4 dias ago
IOB oferece curso completo e certificado anual que atesta a capacitação do contador para a Reforma Tributária
-
Negócios4 dias ago
Planejamento para 2026 – O que toda empresa precisa avaliar antes de traçar metas e estratégias
-
Contabilidade3 dias ago
NR-1 torna obrigatória a integração entre RH e contabilidade para evitar multas
-
Simples Nacional2 dias ago
Simples Nacional: novas penalidades para atraso, omissões ou erros na entrega da Defis entram em vigor
-
CLT3 dias ago
Governo libera lote extra de R$ 1,5 bilhão do abono salarial PIS/Pasep