Covid-19 avança pelo mundo e China enfrenta pior surto em dois anos

Desde o surto inicial de COVID -19 em Wuhan, a China não está sob regulamentações tão rígidas, mas milhões estão sendo forçados a um novo bloqueio, pois o país sofre seu pior surto do vírus em quase dois anos.

No domingo, o novo período de bloqueio começou depois que os casos de COVID-19 dobraram para quase 3.400, com a China agora tentando utilizar uma política de tolerância zero em relação ao enfrentamento da mais recente onda de COVID-19 

Em um relatório publicado pela France24, um aumento nacional de casos fez com que as autoridades fechassem escolas em Xangai, enquanto os bairros residenciais centrais foram bloqueados em Shenzhen.

O último surto foi liderado pela variante Omicron altamente transmissível que devastou a Europa no Natal, e os programas de testes em massa também estão de volta em vigor em Jilin.

Curiosamente, o prefeito de Jilin e o chefe da comissão de saúde de Changchun foram demitidos de seus respectivos cargos no sábado.

Novas restrições

Com essa nova cepa de COVID-19 muito menos letal do que as iterações anteriores, restrições rígidas estão sendo introduzidas assim que um novo surto é identificado.

“É o pior desde 2020”, disse à AFP um morador de Shenzhen de sobrenome Zhang . “Os fechamentos são muito repentinos, minha amiga acordou de manhã e descobriu que seu prédio foi lacrado durante a noite sem aviso prévio. Seu chefe teve que enviar seu laptop para ela.”

Em Futian, perto de Shenzhen e Hong Kong , cerca de 300 mil pessoas ficaram confinadas, enquanto a própria Hong Kong tem uma das maiores taxas de mortalidade por covid. Enquanto isso, em Xangai , escolas, restaurantes e lojas foram fechadas.

“Tenho amigos com quem saí há alguns dias, mas recentemente foram colocados em quarentena de repente”, disse Serena Li, moradora de Xangai, à agência AFP.

Ricardo de Freitas

Ricardo de Freitas não é apenas o CEO e Jornalista do Portal Jornal Contábil, mas também possui uma sólida trajetória como principal executivo e consultor de grandes empresas de software no Brasil. Sua experiência no setor de tecnologia, adquirida até 2013, o proporcionou uma visão estratégica sobre as necessidades e desafios das empresas. Ainda em 2010, demonstrou sua expertise em comunicação e negócios ao lançar com sucesso o livro "A Revolução de Marketing para Empresas de Contabilidade", uma obra que se tornou referência para o setor contábil em busca de novas abordagens de marketing e relacionamento com clientes. Sua liderança no Jornal Contábil, portanto, é enriquecida por uma compreensão multifacetada do mundo empresarial, unindo tecnologia, gestão e comunicação estratégica.

Recent Posts

Novas regras do BPC: governo detalha cálculo, deduções e conversão para auxílio-inclusão

Novas regras do BPC ampliam o cálculo da renda para incluir ganhos não formais e…

2 dias ago

Na prática: tudo o que você precisa saber sobre PIS e COFINS na tributação monofásica!

A tributação monofásica do PIS e da COFINS já está presente no dia a dia…

2 dias ago

Publicada nova versão do Manual da e-Financeira v2.5

Entenda as principais mudanças que ocorrem com essa nova versão

2 dias ago

Atenção! Dirbi e PGDAS com prazo de envio até segunda-feira (20)

O atraso ou a falta de entrega das obrigações acessórias podem gerar diversas consequências negativas…

2 dias ago

BNDES vai liberar R$ 12 bi para produtores rurais com perdas de safra

Linha de crédito de longo prazo é direcionada a agricultores atingidos por calamidades climáticas entre…

3 dias ago

4 bancos estão suspensos pelo INSS e não podem oferecer consignado

O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito na qual o valor das parcelas é…

3 dias ago