Uma dúvida muito comum que as pessoas tem é relacionado a possibilidade de pedir para colocar o Cadastro de Pessoa Física (CPF), na nota.
Mas afinal de contas, pra que serve essa atitude? Muitas pessoas dizem que colocar o CPF na nota aumenta o Score, mas será que isso é verdade? E será que é só pra isso que serve a atitude?
Vamos entender a partir de agora pra que serve colocar o CPF na nota e se de fato tomar essa atitude durante a compra de algum produto realmente contribuí para aumentar a pontuação de crédito.
A possibilidade do consumidor inserir o CPF na nota, foi uma medida criada pelos governos estaduais com o objetivo principal de controlar a cobrança de impostos, assim como evitar a sonegação fiscal.
Além disso, colocar o CPF na nota também acaba dificultando a circulação de notas frias.
Isso porque quando o consumidor pede que o CPF esteja na nota o lojista é obrigado a fazer sua emissão e consequentemente precisará pagar o imposto daquela compra.
Tendo em vista que, muitas vezes quando o CPF não está na nota, pode ser que o lojista tentando sonegar impostos não faça a emissão do mesmo, assim, não pagará o imposto necessário que deveria pagar por aquela compra.
Contudo, para que as pessoas se sintam incentivadas a colocar o CPF na nota, os governos estaduais trazem uma série de vantagens aos consumidores.
Dentre essas vantagens temos:
Vale lembrar que como que o programa é de responsabilidade dos estados, dessa maneira, nem todos os estados adotam essa medida ou ainda oferecem benefícios diferentes.
Para saber quais são as vantagens oferecidas pelo seu estado ao incluir o CPF na nota, o ideal é procurar informações junto a Secretaria de Fazenda do seu estado.
Um mito muito comum compartilhado entre milhares de pessoas é acreditarem que incluir o CPF na nota pode contribuir com o aumento da pontuação do Score de Crédito.
Esse mito existe, pois, muitas pessoas acreditam que ao incluir o CPF na nota, os bancos e órgãos de proteção ao crédito vão identificar que o consumidor está realizando operações financeira e isso aumentará o score.
Contudo, isso não passa de um mito, tendo em vista que a própria Serasa e demais órgãos de proteção ao crédito informam que essa questão não é utilizada para calcular a pontuação do score de crédito.
Segundo a Serasa, o que é levado em consideração para o cálculo da pontuação do score de crédito são informações como o cadastro positivo, negativações, número de consultas ao CPF, quantidade de crédito solicitado, comprometimento de renda, atrasos em pagamentos dentre outras situações.
Novas regras do BPC ampliam o cálculo da renda para incluir ganhos não formais e…
A tributação monofásica do PIS e da COFINS já está presente no dia a dia…
Entenda as principais mudanças que ocorrem com essa nova versão
O atraso ou a falta de entrega das obrigações acessórias podem gerar diversas consequências negativas…
Linha de crédito de longo prazo é direcionada a agricultores atingidos por calamidades climáticas entre…
O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito na qual o valor das parcelas é…