Marcello Casal Jr./Agência Brasil
O Brasil passa por uma crise financeira que se intensificou com a pandemia da Covid-19. A renda de muitas famílias foi reduzida e em vários casos algumas contas deixaram de ser pagas. Esse fato fez com que vários nomes entrassem nas listas dos órgãos de proteção ao crédito e usar o cartão de crédito foi a solução encontrada por quem não consegue comprar a prazo. Será que o cartão de crédito de quem está negativado pode ser bloqueado?
Acompanhe o artigo e entenda mais sobre o assunto.
O CPF fica negativado quando o consumidor deixa de pagar suas dívidas no prazo determinado por seu credor. Nesse caso, o credor entra em contato com os órgãos de proteção ao crédito (Serasa, SPC e Boa Vista) para que o nome desse cliente seja inserido nas listas de restrições. Esses órgãos alertam os consumidores que se a dívida não for quitada ou negociada, o CPF ficará negativado (nome sujo).
A resposta para essa pergunta é não. Ter o CPF negativado em qualquer órgão de proteção ao crédito (SPC, Serasa, Boa Vista) não bloqueia o cartão de forma imediata, mas isso pode acontecer dependendo das normas estabelecidas pela instituição financeira ou do banco.
Cada banco e instituição financeira possui suas regras internas e por isso podem bloquear o cartão de crédito do cliente que estiver com o nome sujo, mas para que isso ocorra é necessário que o consumidor receba uma notificação informando sobre o bloqueio do cartão.
Importante: O aviso deve estar acompanhado de uma explicação coerente.
Vale ressaltar, que os clientes que estiverem com o nome sujo estão sujeitos ao bloqueio do cartão de crédito, mesmo se estiverem em dia com a conta ou cartão. Nesse caso, o consumidor pode perder além do cartão, cheques e outras linhas de crédito.
Quando o cliente está com seu CPF negativado, passa a imagem de mal pagador, isso quer dizer que muito provavelmente não honrará com seus compromissos financeiros.
Por esse motivo, o banco não tem o dever de manter o crédito para esse cliente, mas como mencionamos anteriormente, é uma obrigação do banco enviar um aviso prévio, antes de fazer o bloqueio. Assim o cliente pode efetuar o pagamento da dívida e tirar seu nome das listas dos órgãos de proteção ao crédito.
O Serasa e o Boa Vista disponibilizam sites para consulta do status do seu nome, de maneira gratuita, simples e rápida; basta realizar o cadastro.
O SPC também oferece sites e postos de atendimento presencial, mas nesses casos é preciso pagar uma taxa pelo serviço.
Consumo inteligente transforma hábitos diários e promove sustentabilidade, economia e bem-estar com ajuda da tecnologia…
Outubro celebra as MPEs, que representam 90% das empresas formais no Brasil; especialista da vhsys…
Confira as atualizações do SPED que detalham o tratamento fiscal dos novos tributos da Reforma…
Instrução Normativa atende a pedido de bancos e visa garantir segurança jurídica em operações criadas…
Por Rodrigo Sartorio, diretor de produtos da TOTVS A aprovação da Reforma Tributária, instituída pela…
Para suavizar a transição do regime, houve a criação de uma faixa intermediária de contribuição