Chamadas
CPF: veja como escapar de fraudes consultando serviços solicitados em seu nome
Com o crescimento do uso da internet no Brasil, muitas pessoas passaram a usufruir de serviços por meio da rede online. Contudo, o crescente uso da internet possibilitou que os estelionatários adquirissem novas formas de enganar as pessoas a distância.
Atualmente, as informações são valiosas. Saber o número do CPF de um indivíduo pode ser o suficiente para solicitar produtos e serviços em seu nome, por isso continue a leitura e saiba como se defender contra investidas como essas.
Conheça algumas dicas de segurança na internet
O Cadastro Nacional de Pessoas Físicas é utilizado por inúmeras instituições bancárias e financeiras para a liberação de serviços e produtos. Estar atento ao registro é fundamental para que este não seja utilizado por golpistas que pretendem solicitar coisas utilizando seu nome.
Através desse número de registro os estelionatários podem obter endereços, nome completo e até mesmo nome de familiares. Com essas informações fica fácil conseguir emitir um cartão de crédito no nome da vítima de fraude.
O órgão de proteção ao crédito, Boa Vista, oferece uma ferramenta capaz de investigar ações ilícitas como a mencionada anteriormente. Pelo Radar Pessoal, esse mecanismo oferece informações sobre pendências em aberto, as notificações emitidas pela ferramenta podem chegar via SMS e/ou e-mail.
Dessa maneira, o requerente dos dados pode saber quais são as dívidas feitas utilizando seu nome. Além disso, é possível saber quais instituições consultaram seu CPF e se o seu nome está negativado em virtude de dívidas.
Caso seja averiguada a existência de uma fatura ou serviço que não foi solicitado por você, procure a entidade emissora e registre um boletim de ocorrência, assim será possível requerer o cancelamento dos serviços e bloqueio de cartões indevidos.
Veja como consultar cartões emitidos em seu CPF
Existe um mecanismo disponibilizado pelo Banco Central, denominado “Sistema Registrato”, por ele é possível obter informações a respeito de operações de câmbio, endividamentos e relacionamentos no Sistema Financeiro Nacional que utilizem seu CPF.
O Cadastro de Clientes do Sistema Financeiro Nacional (CCS) apresenta as instituições onde foram identificadas relações com o seu CPF. Por meio do mecanismo é fácil averiguar fraudes e golpes em seu nome.
Acesse o Sistema Registrato do Banco Central, efetue o login e consulte as “dívidas inscritas no Cadin Federal”. É possível consultar chaves PIX, empréstimos e financiamentos, contas e relacionamentos com instituições bancárias, câmbio e transferências internacionais.
-
Contabilidade2 dias ago
CFC convoca a classe contábil para aderir ao Redam
-
Simples Nacional3 dias ago
Atualizadas as regras do Simples Nacional. Veja as mudanças!
-
Reforma Tributária2 dias ago
IOB oferece curso completo e certificado anual que atesta a capacitação do contador para a Reforma Tributária
-
Contabilidade1 dia ago
NR-1 torna obrigatória a integração entre RH e contabilidade para evitar multas
-
Negócios2 dias ago
Planejamento para 2026 – O que toda empresa precisa avaliar antes de traçar metas e estratégias
-
Receita Federal1 dia ago
Receita Federal libera leilão online com produtos abaixo do preço
-
CLT1 dia ago
Governo libera lote extra de R$ 1,5 bilhão do abono salarial PIS/Pasep
-
INSS2 dias ago
Direitos do paciente com câncer: como pedir o auxílio-doença do INSS