Fonte: Google
Com o crescimento do uso da internet no Brasil, muitas pessoas passaram a usufruir de serviços por meio da rede online. Contudo, o crescente uso da internet possibilitou que os estelionatários adquirissem novas formas de enganar as pessoas a distância.
Atualmente, as informações são valiosas. Saber o número do CPF de um indivíduo pode ser o suficiente para solicitar produtos e serviços em seu nome, por isso continue a leitura e saiba como se defender contra investidas como essas.
O Cadastro Nacional de Pessoas Físicas é utilizado por inúmeras instituições bancárias e financeiras para a liberação de serviços e produtos. Estar atento ao registro é fundamental para que este não seja utilizado por golpistas que pretendem solicitar coisas utilizando seu nome.
Através desse número de registro os estelionatários podem obter endereços, nome completo e até mesmo nome de familiares. Com essas informações fica fácil conseguir emitir um cartão de crédito no nome da vítima de fraude.
O órgão de proteção ao crédito, Boa Vista, oferece uma ferramenta capaz de investigar ações ilícitas como a mencionada anteriormente. Pelo Radar Pessoal, esse mecanismo oferece informações sobre pendências em aberto, as notificações emitidas pela ferramenta podem chegar via SMS e/ou e-mail.
Dessa maneira, o requerente dos dados pode saber quais são as dívidas feitas utilizando seu nome. Além disso, é possível saber quais instituições consultaram seu CPF e se o seu nome está negativado em virtude de dívidas.
Caso seja averiguada a existência de uma fatura ou serviço que não foi solicitado por você, procure a entidade emissora e registre um boletim de ocorrência, assim será possível requerer o cancelamento dos serviços e bloqueio de cartões indevidos.
Existe um mecanismo disponibilizado pelo Banco Central, denominado “Sistema Registrato”, por ele é possível obter informações a respeito de operações de câmbio, endividamentos e relacionamentos no Sistema Financeiro Nacional que utilizem seu CPF.
O Cadastro de Clientes do Sistema Financeiro Nacional (CCS) apresenta as instituições onde foram identificadas relações com o seu CPF. Por meio do mecanismo é fácil averiguar fraudes e golpes em seu nome.
Acesse o Sistema Registrato do Banco Central, efetue o login e consulte as “dívidas inscritas no Cadin Federal”. É possível consultar chaves PIX, empréstimos e financiamentos, contas e relacionamentos com instituições bancárias, câmbio e transferências internacionais.
O 13º salário do INSS 2025 foi confirmado e pago de forma antecipada pelo Governo…
O Ministério da Previdência Social lançou, nesta quarta-feira (15), o Programa de Regularidade Previdenciária dos…
Os beneficiários do Bolsa Família já podem se programar para os pagamentos de outubro de…
Evento gratuito acontece neste sábado (18) das 14h às 18h em formato híbrido
A economia brasileira apresentou leve avanço em agosto deste ano, mantendo um crescimento observado desde…
O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) publicou, por meio da Resolução CGSN nº 183/2025,…