Chamadas
CSLL: O que é e como funciona a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido
O pagamento correto de impostos é fundamental para a saúde financeira da empresa, evitando que a instituição possa ter problemas futuros que coloquem em risco o funcionamento natural das atividades. Por isso, entender corretamente o funcionamento deles é útil para o planejamento dos pagamentos nas datas corretas, sem a necessidade de fazer empréstimos ou utilizar outros recursos.
Nesse contexto, um dos principais impostos existentes é o CSLL. Preparamos este conteúdo para que você entenda um pouco mais sobre o tema e possa aplicar algumas das nossas dicas no seu negócio. Confira!
O que é CSLL?
CSLL é uma sigla para Contribuição Social sobre o Lucro Líquido. O imposto foi criado para aumentar o financiamento da Seguridade Social no país. Ou seja, é um tributo federal que deve ser pago pelas empresas que tem endereço no país. O imposto é devido por todas as pessoas jurídicas, ou que sejam equiparadas a elas e tem como base o lucro que a empresa teve.
A alíquota normalmente gira em torno de 9% sobre o lucro obtido. No caso de instituições financeiras, de capitalização ou de seguros, o valor sobe para os 15%. O imposto é recolhido a cada trimestre pela empresa, no mesmo apuramento do Imposto de Renda das Pessoas Jurídicas (IRPJ). Por isso, o cálculo depende de qual regime foi optado no início do ano.
Como funcionam as alíquotas?
Como comentamos, algumas empresas contam com alíquotas diferenciadas, devendo pagar o valor de 15%. Veja agora, em mais detalhes, quais são:
- administradoras de cartão de crédito;
- associações de poupança e crédito;
- bancos de qualquer tipo;
- corretoras de câmbios;
- cooperativas de crédito;
- distribuidoras de valores imobiliários;
- sociedades de crédito e de financiamento;
- sociedades que fazem arrendamento mercantil.
Quem está isento?
Nem todas as instituições precisam realizar o pagamento. Para começar, as entidades de previdência complementar que funcionam como operadoras de planos de benefícios são isentas. Além delas, estão:
- sociedades beneficentes certificadas de assistência social;
- pessoas jurídicas de direito privado;
- cooperativas que sejam reguladas por legislação própria;
- Microempreendedores Individuais.
Para que serve?
A CSLL é um tributo utilizado para que a Seguridade Social seja apoiada financeiramente. A Seguridade é composta por recursos que vêm das mais diferentes esferas, como Federal, Estadual e Municipal. O objetivo dela é proteger os cidadãos que precisem de aposentadoria, auxílio-doença e de renda após desemprego.
Quais são as não consequências de não cumprimento?
As empresas que não realizam o devido pagamento de seus tributos estão sujeitas:
- ao pagamento de multas;
- a dificuldade em conseguir linhas de crédito;
- a proibição de participar de licitações públicas;
- a responsabilidade perante o Fisco, levando até mesmo a necessidade de que os sócios façam os pagamentos.
Agora que você sabe o que é CSLL, é a hora de se planejar para não ser surpreendido pelos impostos que devem ser recolhidos. Quando a empresa conta com uma assessoria, é possível até mesmo entender quais são as possibilidades legais para pagar menos imposto e economizar recursos da instituição.
DICA EXTRA: O primeiro passo para contadores
Atenção você contador ou estudante de contabilidade, o trabalho para seguir com sucesso na carreira profissional é árduo, inúmeros são os desafios que vamos precisar superar nessa jornada. Mas tenha em mente que o conhecimento é o maior bem que você pode ter para conseguir conquistar qualquer que seja os seus objetivos. Exatamente por isso apresentamos para você o curso CONTADOR PROFISSIONAL NA PRÁTICA, o curso é sem enrolação, totalmente prático, você vai aprender todos os processos que um contador experiente precisa saber.
Aprenda como abrir, alterar e encerrar empresas, além da parte fiscal de empresas do Simples Nacional, Lucro Presumido e MEIs. Tenha todo o conhecimento sobre Contabilidade, Imposto de Renda, SPED e muito mais. Está é uma ótima opção para quem deseja ter todo o conhecimento que um bom contador precisa ter, quer saber mais? Então clique aqui e não perca esta oportunidade que com certeza vai transformar sua carreira profissional!
Conteúdo original Bocayuva Advogados
-
Contabilidade3 dias ago
CFC convoca a classe contábil para aderir ao Redam
-
Simples Nacional4 dias ago
Atualizadas as regras do Simples Nacional. Veja as mudanças!
-
Simples Nacional17 horas ago
Governo aperta o cerco no Simples Nacional: novas regras aumentam burocracia e multas
-
Reforma Tributária3 dias ago
IOB oferece curso completo e certificado anual que atesta a capacitação do contador para a Reforma Tributária
-
Contabilidade3 dias ago
NR-1 torna obrigatória a integração entre RH e contabilidade para evitar multas
-
Negócios3 dias ago
Planejamento para 2026 – O que toda empresa precisa avaliar antes de traçar metas e estratégias
-
Simples Nacional2 dias ago
Simples Nacional: novas penalidades para atraso, omissões ou erros na entrega da Defis entram em vigor
-
CLT3 dias ago
Governo libera lote extra de R$ 1,5 bilhão do abono salarial PIS/Pasep