Carreira
Cursos do IDEP promovem inserção de jovens no mercado de trabalho em Rondônia
O Governo do Estado de Rondônia por meio do Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional de Rondônia – Idep, viabilizam a inserção no mercado de trabalho de quem planeja consolidar uma carreira profissional, principalmente jovens que buscam se qualificar e assim conquistarem o primeiro emprego. Entre os cursos da instituição de ensino profissionalizante no qual os cursistas já saem empregados, está o de Barbeiro, cujas aulas acontecem no polo Flora Calheiros, na Zona Leste de Porto Velho.
Leia também: Sistema Prisional Do Estado De Rondônia Recebe Reforço De Pistolas E Fuzis Modernos
Três alunos da turma já estão com vagas de emprego garantidas em uma barbearia, localizada no centro da Porto Velho, quando concluírem o curso em junho. Jennifer Lopes de 25 anos, Acsa Thayler, 26, e Everson Zacarias Souza, 19; já trabalharam em áreas diferentes, mas enxergaram no promissor setor da beleza, mais chances de sucesso. Diante da inusitada oportunidade, Acsa resume o novo trabalho com uma saudação jovial, “vai dar bom”, afirmou.
Com a preparação do cidadão para atuar profissionalmente, a gestão estadual busca o progresso econômico e o desenvolvimento social, alcançando indicadores positivos no setor produtivo.
Para o governador Rondônia, Marcos Rocha, o ensino profissionalizante tem um papel fundamental neste novo cenário econômico do Estado, porque, com a qualificação da mão de obra, o cidadão adquire habilidades técnicas, ganhando portanto, uma profissão e prestando um serviço de qualidade à população. “Ao priorizar a educação profissional como uma política pública, o Governo de Rondônia prepara a população rondoniense para aproveitar as oportunidades que vêm surgindo com o desenvolvimento local”, destacou.
Leia também: Governo Incentiva A Transformação Digital De Empresas Em Rondônia
De acordo com a pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, Rondônia é o estado com a menor taxa de desemprego e o que tem a 2ª menor taxa de desigualdade de renda do Brasil. Já o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados – Caged revelou na divulgação dos números referentes a 2021, que Rondônia é o 1° lugar no percentual de jovens entre 18 e 29 anos, com vínculos de trabalhos ativos de 32,2%.
-
Contabilidade3 dias ago
CFC convoca a classe contábil para aderir ao Redam
-
Simples Nacional3 dias ago
Atualizadas as regras do Simples Nacional. Veja as mudanças!
-
Reforma Tributária3 dias ago
IOB oferece curso completo e certificado anual que atesta a capacitação do contador para a Reforma Tributária
-
Contabilidade2 dias ago
NR-1 torna obrigatória a integração entre RH e contabilidade para evitar multas
-
Negócios3 dias ago
Planejamento para 2026 – O que toda empresa precisa avaliar antes de traçar metas e estratégias
-
Simples Nacional12 horas ago
Governo aperta o cerco no Simples Nacional: novas regras aumentam burocracia e multas
-
Simples Nacional1 dia ago
Simples Nacional: novas penalidades para atraso, omissões ou erros na entrega da Defis entram em vigor
-
CLT2 dias ago
Governo libera lote extra de R$ 1,5 bilhão do abono salarial PIS/Pasep