Conheça estratégias para proteger o patrimônio das empresas de ameaças externas
Abrir uma empresa geralmente envolve processos complexos e a necessidade de diversos documentos. Para ter seu CNPJ e se tornar uma pessoa jurídica, você precisa cumprir várias etapas.
Uma dessas etapas é solicitar e consultar o DBE (Documento Básico de Entrada). Ele é fundamental para o processo de solicitação do próprio CNPJ.
Na leitura a seguir, saiba mais sobre esse documento e sua utilidade.
O Documento Básico de Entrada (DBE) é um documento para realização de trâmites de uma empresa, como solicitação de abertura, alteração de cadastro, baixa e restabelecimento de inscrição.
Além disso, é extremamente importante, tanto para abrir um CNPJ, como para encerrar suas atividades. Todavia, para abrir o MEI, não é necessário gerar um DBE, pois é utilizado um sistema próprio para envio das suas documentações.
Participe do Portal Nacional da Reforma Tributária: Acesse em
Além das funcionalidades já descritas acima, como abertura de CNPJ, alterações de cadastro e baixa de empresas, podemos destacar também que esse documento é valioso para empresas que precisam terceirizar serviços de pessoas jurídicas.
Sua solicitação pode ser realizada totalmente online, através do site da Receita Federal, pelo RedeSim, onde é possível preencher um formulário inserindo dados relativos à empresa e aos responsáveis por ela.
Por se tratar de um serviço disponibilizado pela Receita Federal, é unificado em todo o país, e nesse primeiro momento você pode consultar a viabilidade do negócio no estado em que deseja se estabelecer, e a disponibilidade do nome do empreendimento.
Assim, após consultar a viabilidade e o desimpedimento do nome, será gerado um número de recibo e outro de identificação, que é importante ter em mãos no momento que precisar realizar a consulta do processo.
Também há a possibilidade de pedir também através do portal e-Cac, mas para essa alternativa é preciso efetuar um cadastro e ter certificado digital.
Para contribuintes que possuem Certificado Digital, esse mesmo documento é chamado de Protocolo de Transmissão.
O prazo para a análise da sua documentação e informações é de 24h. Se ela for positiva, o empreendedor poderá acompanhar o parecer da liberação do Documento Básico de Entrada no Acompanhamento de Solicitação de CNPJ.
Dessa forma, caso esteja tudo cadastrado de forma regular, em até 3 dias úteis, o DBE pode ser impresso ou emitido.
Leia também:
A consulta do DBE serve para verificação de pedidos e pendências relacionadas ao processo. Para a consulta, a Receita Federal disponibiliza essa possibilidade na aba “Acompanhamento da solicitação CNPJ”.
Dessa forma, é preciso ter em mãos os dez números referentes ao recibo gerado na solicitação do DBE. Além disso, são necessários os números que correspondem à identificação pessoal de cada profissional ou empresa.
Depois de preencher corretamente os dados solicitados pela página, vai ser possível fazer a sua consulta DBE e descobrir qual é o status da sua solicitação. No site da Receita Federal, também é possível encontrar outras informações sobre os documentos necessários para o contribuinte.
Curso de Recuperação do Simples Nacional. Aprenda a recuperar o PIS e Cofins de 60 meses em até 3 dias!
Acesse: https://www.esimplesauditoria.com/curso-de-recuperacao-do-simples-nacional
Novas regras do BPC ampliam o cálculo da renda para incluir ganhos não formais e…
A tributação monofásica do PIS e da COFINS já está presente no dia a dia…
Entenda as principais mudanças que ocorrem com essa nova versão
O atraso ou a falta de entrega das obrigações acessórias podem gerar diversas consequências negativas…
Linha de crédito de longo prazo é direcionada a agricultores atingidos por calamidades climáticas entre…
O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito na qual o valor das parcelas é…