As siglas DCTF e DCTFweb são tão parecidas que confundem muitos contribuintes, pois, a maioria não sabem diferenciar estas duas categorias.
E para esclarecer esta dúvida é preciso entender o conceito de cada uma delas e pensando nisto criamos esta matéria para esclarecer pontos importantes e saber quais são as suas obrigatoriedades.
A DCTF é a Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais, sendo regulada pela instrução Normativa RFB n° 1.599, de 2015.
Através dela que os contribuintes informam os tributos e as contribuições apuradas, pagas ou parceladas e se há crédito de compensações.
Esta declaração inclui IRPJ, IRRF, IPI, IOF, CSLL, PIS/Pasep, Cofins, Cide-Combustível, Cide-remessa e CPSS.
Torna-se obrigatória a declaração para todas as pessoas jurídicas e deve ser enviada mensalmente até o 15° dia útil do 2° mês subsequente ao mês de ocorrência dos fatores geradores.
A DCTF inclui os seguintes impostos:
A sigla DCTF Web (Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais Previdenciários e de Outras Entidades e Fundos) é uma obrigação acessória tributária no qual o contribuinte parcela débitos de contribuições previdenciários e de contribuições destinados a terceiros.
A DCTFWeb em primeiro momento será apenas das contribuições previdenciárias, mas pode ser que todas as obrigações acessórias sejam unificadas e todas as guias geradas pelo mesmo sistema.
A DCTWeb foi instituída pela Instrução Normativa n° 1.787, de 2018, com o objetivo de substituir a GFIO no SEFIP.
Ela trouxe uma grande inovação, pois, é uma declaração gerada automaticamente a partir dos dados enviados ao eSocial e à EFD-Reinf, fazendo a apuração instantânea de débitos e créditos, apresentando ao contribuinte o saldo a pagar.
A DCTFweb se divide em três características:
Para você declarar as informações da DCTFweb o prazo é até o dia 15 do mês subsequente.
Portanto os dados relacionados ao 13° salário deve ser transmitidos anualmente até o dia 20 de dezembro, se acontecer do último dia de prazo não for útil, ele será alterado para o dia útil anterior à data.
Quais foram as medidas criadas durante a pandemia?
De acordo com a Instrução Normativas 1932/2020 é prorrogado os prazos de algumas declarações.
Veja:
A finalidade desta matéria é passar informações para você leitor e esclarecer suas dúvidas.
Portanto concluímos que mesmo com os nomes parecidos ambos atendem finalidades bem diferentes e por isso é primordial sempre se manter atento às informações.
DICA EXTRA JORNAL CONTÁBIL: Imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?
O nosso parceiro Viver de Contabilidade criou um programa completo que ensina tudo que um contador precisa saber no dia a dia, Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.
Se você precisa da Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.
Por Laís Oliveira
Fique por dentro de tudo a respeito do imposto sobre herança
Com 52% planejando antecipar o FGTS antes da nova regra, entenda o que muda, quem…
Lei trabalhista em vigor traz muitos benefícios aos trabalhadores e a maioria desconhece
O papel do contador está sendo reimaginado no mercado brasileiro, migrando da conformidade para a…
Durante décadas, os Correios foram símbolo de confiança. A empresa pública entregava cartas, encomendas e…
Confira como as mudanças afetam os trabalhadores em 2025