A lentidão no sistema da DCTFWeb e de outras obrigações acessórias está causando atrasos no trabalho dos contadores, levando as entidades contábeis a enviarem ofícios as Receita Federal buscando uma solução.
A Fenacon, o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e outras entidades contábeis já enviaram reclamações solicitando a melhoria dos sistemas de envio das obrigações acessórias.
As reivindicações principais são melhorias nos sistemas da DCTFWeb, Módulo de Inclusão de Tributos (MIT) e no eSocial. A lentidão nos programas das principais obrigações acabam afetando diretamente o trabalho e a rotina dos profissionais de contabilidade.
A demora nos programas mais utilizados pelos contadores acaba prejudicando o trabalho dos profissionais, em uma profissão onde agilidade é tudo. Declarações que devem ser transmitidas com brevidade acabam se tornando um pesadelo, por serem enviadas vagarosamente, algo que não deve acontecer.
Alguns contadores reclamam, pois só conseguem enviar as obrigações acessórias em horários específicos, as reclamações enviadas neste momento se tornam extremamente necessárias para evitar que os problemas continuem.
Os ofícios enviados já mostraram efeito no começo de 2025 com as mudanças realizadas na Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais Previdenciários e de Outras Entidades e Fundos (DCTFWeb).
Leia também:
Nesta quinta-feira (20/03), o presidente do CFC, Aécio Dantas, realizou um contato direto com o secretário da Receita, Robinson Barreirinhas, solicitando que o órgão adote medidas imediatas para a corrigir a lentidão no envio das informações referentes a sistemas como eSocial, DCTFWeb, MIT e outras obrigações.
A conselheira do CFC, Angela Dantas, destacou que, após a apresentação do pleito do presidente Aécio, o sistema está sem nenhuma trava ou lentidão. Angelo destacou que segue monitorando a situação.
“Nós, enquanto representantes da classe contábil brasileira, estamos diuturnamente trabalhando e buscando as melhores condições para o profissional contábil atuar”, declarou Aécio em nota publicada pelo CFC.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
O MEI pode economizar até 40% em comparação com a contratação como pessoa física
Trata-se de um processo de identificar e atribuir a cada produto um código numérico padronizado,…
Trabalhadores podem procurar as Superintendências de Trabalho para efetuar a reclamação por atraso no pagamento…
Funcionalidade estará disponível ao público em fevereiro
Confira a agenda tributária de dezembro e evite problemas com o Fisco
O Programa Acredita Exportação garante a devolução de parte dos valores pagos ao longo da…