DCTFWeb substituirá GFIP a partir do mês de outubro

A DCTFWeb, sigla para “Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais Previdenciários e de Outras Entidades e Fundos,” é um sistema eletrônico utilizado no Brasil para a declaração de informações relacionadas a contribuições previdenciárias, contribuições sociais e outras obrigações tributárias federais.

A partir deste mês de outubro a Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais Web (DCTFWeb) assumirá um papel central, substituindo integralmente a Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço e Informações à Previdência Social (GFIP) no que tange à confissão de dívida das contribuições previdenciárias e para outras entidades e fundos.

De acordo com o inciso V do artigo 19 da Instrução Normativa RFB nº 2.005, datada de 29 de janeiro de 2021, as contribuições previdenciárias e sociais devidas a terceiros, provenientes de decisões condenatórias ou homologatórias proferidas pela Justiça do Trabalho, que se tornarem definitivas a partir de 1º de outubro de 2023, passarão a ser escrituradas no eSocial e confessadas na DCTFWeb, sob a rubrica “Reclamatória Trabalhista”.

Leia também: GFIP: Como Fica Após A Substituição Pela DCTFWeb?

Em relação às novas decisões condenatórias ou homologatórias da Justiça do Trabalho que se tornarem definitivas após a data supracitada, a GFIP não mais servirá como instrumento para declarar débitos de reclamatória trabalhista.

A Guia da Previdência Social (GPS) também não será mais utilizada para o pagamento dos valores devidos. Em seu lugar, a DCTFWeb e o Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF) numerado serão os instrumentos oficiais para informação e pagamento, respectivamente.

Por meio da DCTFWeb, as empresas informam à Receita Federal os valores devidos e pagam essas obrigações de forma eletrônica.

Além disso, o sistema permite o cruzamento de informações, facilitando a fiscalização e o controle por parte das autoridades fiscais.

A utilização da DCTFWeb é obrigatória para as empresas e demais entidades sujeitas à legislação previdenciária e tributária, e é importante para garantir o cumprimento das obrigações fiscais e evitar problemas com a Receita Federal.

Com dados: Gov.br

Bia Montes

Recent Posts

PIS/Pasep 2025 tem prazo para saque. Consulte para não perder benefício!

É fundamental ficar atento às datas e aos critérios para garantir que o dinheiro seja…

10 horas ago

Alerta Fiscal ICMS/SP: código “cBenef” será obrigatório em Nota Fiscal a partir de abril

Nova regra da Secretaria da Fazenda exigirá um código específico nas Notas Fiscais Eletrônicas para…

10 horas ago

Trabalho temporário: conheça as regras para as empresas e os direitos do trabalhador

Modelo de contrato de trabalho é bastante utilizado para atender crescimento de demanda do final…

11 horas ago

Reabilitação profissional do INSS: como fazer, benefícios e recursos

O programa atua como uma ponte, garantindo ao segurado a recuperação da sua qualidade de…

12 horas ago

Consultoria de investimentos: o que é e por que é importante

Com o aumento do interesse dos brasileiros por aplicações financeiras, cresce também a busca por…

12 horas ago

Salário Mínimo: confira o valor projetado pelo governo para 2026

Reajuste de 7,44% busca reposição real e alinha-se à política de crescimento econômico

12 horas ago