De hambúrguer a imóvel: 5 coisas para se comprar com Criptomoedas

Os criptoativos surgiram a partir de 2008 como alternativas às moedas fiduciárias, oferecendo uma solução digital descentralizada. Entretanto, rapidamente incorporaram outras funcionalidades e, atualmente, são bem mais do que “simples” meios de pagamento. É possível enxergá-los como fonte de investimento, soluções de engajamento e até como recursos de segurança da informação.

A questão é que, se há valor financeiro envolvido em sua estrutura, cedo ou tarde os usuários irão querer utilizá-los também como meio de pagamento. É de olho nesse movimento que muitos setores começam a se adaptar para esta demanda e já aceitam as principais criptomoedas como forma de pagamento de seus produtos. Confira o que um usuário de criptomoedas no Brasil já consegue comprar:

1. Pacote de viagens

Já imaginou adquirir a viagem dos sonhos sem ter que conferir o limite do cartão de crédito ou imprimir boletos de pagamento? Pois é, agências de viagem e profissionais do segmento OBT (online booking tool) começam a integrar os sistemas de agendamento e pagamento das passagens e hotéis com as criptomoedas. Dessa forma, basta a empresa possuir uma conta digital na processadora e o usuário efetuar o pagamento com a moeda digital de sua preferência diretamente na plataforma de vendas.

2. Roupas e acessórios

As grandes lojas de departamento, com roupas e acessórios, também começam a oferecer as criptomoedas em seu processo de checkout. Algumas das principais marcas disponibilizam esse recurso tanto em seus canais digitais quanto no ponto de venda físico. O objetivo é garantir maior agilidade ao consumidor na hora de efetuar o pagamento, além de proporcionar alternativas em relação à opção de crédito e débito. Enquanto o atendente faz essa pergunta à pessoa, ela já efetuou o pagamento com seu wallet de moedas digitais no smartphone.

3. Eletrônicos

Da mesma forma que as grandes redes de moda, o segmento de eletrônicos aposta no universo cripto como alternativa aos meios de pagamento mais tradicionais. Nesse caso, contudo, há outro fator que explica a utilização das principais criptomoedas no segmento: o alto valor financeiro para aquisição de alguns equipamentos. Não são todos os brasileiros que têm crédito para parcelar os pedidos. Assim, diante desse cenário, é possível adquirir todos os equipamentos sem mexer no valor separado no orçamento familiar ou gastá-lo.

4. Bebidas e alimentação

Engana-se quem pensa que apenas os produtos duráveis possuíam uma estrutura propícia para a implementação de projetos de criptomoedas. Basicamente, qualquer relação de compra e venda pode ser feita com os criptoativos – basta escolher qual delas se adequa aos objetivos e valores envolvidos. É o que ocorre com grandes redes de alimentação e bebidas, que integram seus sistemas com plataformas do caixa e das próprias criptomoedas para aceitarem o pagamento diretamente no ponto de venda.

5. Mercado imobiliário

Por fim, as criptomoedas também se consolidam como principal meio de pagamento para a aquisição de casas, apartamentos e terrenos no Brasil – principalmente imóveis na planta e recém-lançados. Diversas incorporadoras desenvolveram projetos específicos que possibilitam ao usuário utilizar seus criptoativos no momento do pagamento. Trata-se de um setor em ampla expansão justamente porque demandava a rastreabilidade, imutabilidade e transparência típicas da tecnologia blockchain, base para esse nicho.

Por Rubens Neistein, Business Manager da CoinPayments, a primeira e maior processadora de pagamentos em criptomoedas do mundo

Primeira e maior processadora de pagamentos em criptomoedas do mundo, a CoinPayments é a forma mais fácil, rápida e segura para os empresários transacionarem em criptomoedas. 

Leonardo Grandchamp

Postagens recentes

A I.A. chegou à Receita Federal

Sob a análise de uma especialista

9 horas atrás

Como empresários devem se estruturar em 2026 para a Reforma?

Confira os impactos práticos para as empresas e como você pode se preparar

10 horas atrás

Impacto tributário: Receita abre adesão ao Rearp com alíquota de 15%

Contribuintes têm até 19 de fevereiro para transmitir a Derp; alíquota é de 15% sobre…

11 horas atrás

Confira todos os feriados que vêm por aí em 2026

Quem já gosta de marcar viagens com antecedência ou está contando os dias para uma…

11 horas atrás

Adesão ao Simples Nacional: Está sabendo das mudanças em 2026?

Empresas em atividade e novos negócios devem observar mudanças na inscrição e prazos para regularizar…

12 horas atrás

Sisu 2026: veja como disputar vaga em universidades. Inscrições abertas!

Processo vai de 19 a 23 de janeiro e oferece 274,8 mil vagas em 136…

13 horas atrás