Ressarcimento do INSS por Cobranças Indevidas Enfrenta Obstáculos Burocráticos e Financeiros / Imagem adobe stock
A antecipação do décimo terceiro salário do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estava sendo aguardada há meses pelos segurados do órgão, milhões de pessoas estavam apenas esperando a confirmação do órgão.
A antecipação do abono anual para aposentados, pensionistas e outros beneficiários começou em 2020, com isso, muitas pessoas estavam na expectativa para saber se os depósitos realmente iriam acontecer no primeiro semestre de 2025.
Na última quinta-feira, dia 03 de abril, a antecipação do pagamento do 13º salário do INSS foi confirmada por meio de um anúncio feito pelo presidente Lula durante um evento de dois anos de governo.
Após meses de dúvidas, o comportamento e as decisões do governo indicavam que a antecipação do décimo terceiro do INSS iria acontecer, em março noticiamos que o cenário era favorável para os beneficiários e isso foi confirmado.
O Ministério da Previdência confirmou que aproximadamente 34,2 milhões de aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios pagos pelo INSS vão receber a primeira parcela da antecipação do 13º salário junto com o pagamento no final de abril.
A antecipação do décimo terceiro salário do INSS foi um pedido do ministro da Previdência Social, Carlos Lupi. Só não vão receber o abono anual os beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Leia também:
Destacamos que, assim como em anos anteriores, a antecipação do 13º do INSS será paga em duas parcelas, a 1ª será depositada entre 24 de abril a 8 de maio e a 2ª entre 2 a 8 de maio de 2025.
Calendário de pagamento 1ª parcela da antecipação do décimo terceiro do INSS para quem recebe até 1 salário mínimo:
Calendário de pagamento da 1ª parcela da antecipação do décimo terceiro do INSS para quem recebe acima de 1 salário mínimo:
Calendário de pagamento 2ª parcela da antecipação do décimo terceiro do INSS para quem recebe até 1 salário mínimo:
Calendário de pagamento da 2ª parcela da antecipação do décimo terceiro do INSS para quem recebe acima de 1 salário mínimo:
Aqui está com as alterações pedidas:
Com base na folha de fevereiro do INSS, 28,68 milhões de segurados ganham até um salário mensalmente (R$ 1.518), enquanto outros 11,98 milhões de beneficiários recebem acima do piso nacional.
O Ministério da Previdência Social lançou, nesta quarta-feira (15), o Programa de Regularidade Previdenciária dos…
Os beneficiários do Bolsa Família já podem se programar para os pagamentos de outubro de…
Evento gratuito acontece neste sábado (18) das 14h às 18h em formato híbrido
A economia brasileira apresentou leve avanço em agosto deste ano, mantendo um crescimento observado desde…
O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) publicou, por meio da Resolução CGSN nº 183/2025,…
O levantamento também revela os 10 produtos que mais despertam o interesse de compra dos…