A partir desta segunda-feira (17), os contribuintes já podem enviar a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), referente ao ano-calendário 2024. O prazo para o envio vai até o dia 30 de maio, às 23:59.
O programa para preenchimento da declaração está disponível para download desde a última quinta-feira (13), mas a transmissão dos dados só foi liberada hoje. A partir de 1º de abril, os contribuintes também poderão utilizar a plataforma “Meu Imposto de Renda” via navegador de internet e a opção da declaração pré-preenchida.
Leia também: Contabilidade: 5 dicas para se preparar para o IRPF 2025
A Receita Federal espera receber 46,2 milhões de declarações neste ano, superando os 45,2 milhões do ano passado. O primeiro lote de restituição será pago em 30 de maio, seguido pelos lotes de 30 de junho, 31 de julho, 20 de agosto e 30 de setembro.
Os pagamentos das restituições seguirão uma ordem de prioridade. Primeiro, serão pagos os grupos previstos em legislação, como idosos, pessoas com deficiência e professores. Em seguida, quem optar pela declaração pré-preenchida e escolher receber via Pix terá prioridade nos lotes de pagamento.
Aqueles que perderem o prazo estarão sujeitos a multas que variam entre R$ 165,74 e 20% do imposto devido. Portanto, é essencial organizar a documentação com antecedência e enviar a declaração o quanto antes.
Leia também:
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Ficar atento aos direitos autorais faz parte do papel do contador para orientar seus clientes
Quer saber quanto é o valor pago pelo INSS pelo auxílio-acidente? Veja aqui.
Trata-se da entrada em produção do Módulo de Administração Tributária que traz impacto para a…
Plano de saúde para MEI pode ser a alternativa mais econômica para microempreendedores que desejam…
O DAS Avulso é uma guia que reúne em um único documento os impostos municipais,…
Este lote vai beneficiar 214 mil contribuintes.