A partir desta segunda-feira (17), os contribuintes já podem enviar a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), referente ao ano-calendário 2024. O prazo para o envio vai até o dia 30 de maio, às 23:59.
O programa para preenchimento da declaração está disponível para download desde a última quinta-feira (13), mas a transmissão dos dados só foi liberada hoje. A partir de 1º de abril, os contribuintes também poderão utilizar a plataforma “Meu Imposto de Renda” via navegador de internet e a opção da declaração pré-preenchida.
Leia também: Contabilidade: 5 dicas para se preparar para o IRPF 2025
A Receita Federal espera receber 46,2 milhões de declarações neste ano, superando os 45,2 milhões do ano passado. O primeiro lote de restituição será pago em 30 de maio, seguido pelos lotes de 30 de junho, 31 de julho, 20 de agosto e 30 de setembro.
Os pagamentos das restituições seguirão uma ordem de prioridade. Primeiro, serão pagos os grupos previstos em legislação, como idosos, pessoas com deficiência e professores. Em seguida, quem optar pela declaração pré-preenchida e escolher receber via Pix terá prioridade nos lotes de pagamento.
Aqueles que perderem o prazo estarão sujeitos a multas que variam entre R$ 165,74 e 20% do imposto devido. Portanto, é essencial organizar a documentação com antecedência e enviar a declaração o quanto antes.
Leia também:
O 13º salário do INSS 2025 foi confirmado e pago de forma antecipada pelo Governo…
O Ministério da Previdência Social lançou, nesta quarta-feira (15), o Programa de Regularidade Previdenciária dos…
Os beneficiários do Bolsa Família já podem se programar para os pagamentos de outubro de…
Evento gratuito acontece neste sábado (18) das 14h às 18h em formato híbrido
A economia brasileira apresentou leve avanço em agosto deste ano, mantendo um crescimento observado desde…
O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) publicou, por meio da Resolução CGSN nº 183/2025,…