Chamadas
Deflação: Haddad projeta “mais boas notícias” a partir de agosto
Na entrevista concedida nesta terça-feira (11), Fernando Haddad, ministro da Fazenda, afirmou aos jornalistas que a deflação moderada registrada em junho era previsível e antecipou a perspectiva de “mais boas notícias” a partir de agosto.
“O Brasil está na melhor situação possível, e nós temos tudo para começar um ciclo novo de desenvolvimento, insisto nisso já há uns meses. Espero que a gente tenha mais boas notícias a partir de agosto”, disse.
Durante os dias 1º e 2 de agosto, está programada uma próxima reunião do Conselho de Política Monetária do Banco Central (Copom).
O mercado está prevendo que nesse encontro será dado início a um ciclo de redução da taxa de juros, que atualmente se encontra em 13,75% ao ano.
Deflação
Haddad comentou a queda de 0,08% registrada pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em junho. Esse foi o primeiro IPCA negativo em 2023 e desde setembro de 2022, quando alcançou 0,29%.
Em uma entrevista à imprensa após sua reunião com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), o político também fez projeções para a política econômica.
Ele expressou confiança na aprovação do projeto de lei do Carf e da reforma tributária no Senado.
Haddad destacou que a aprovação do PL do Carf prepara o terreno para que a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, possa elaborar o Orçamento, abordando questões de grande importância.
“Quais sejam os mais importantes? Manutenção num patamar mínimo de investimento, recomposição do piso constitucional da Saúde e da Educação e o resultado primário que nós almejamos para o ano que vem, para dar uma estabilidade, se Deus quiser, por muitos anos para a economia brasileira”, disse.
“Estamos no caminho, portanto, para entregar para o país um 2024 ainda melhor do que tivemos em 2023, com geração de oportunidades”, acrescentou Haddad.
Leia Também: Inflação Oficial Do Mês De Junho Ficou Negativa
Previsão de Inflação para 4,95% neste ano
Pela oitava vez, o mercado financeiro revisou para baixo a previsão da inflação deste ano. De acordo com o Boletim Focus, divulgado pelo Banco Central nesta segunda-feira (10), espera-se que o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) encerre o ano em 4,95%.
Na semana anterior, a projeção do mercado era de 4,98%. Quatro semanas atrás, a previsão era de 5,42%.
A projeção ainda permanece acima da meta de inflação estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) para este ano, que é de 3,25%, com uma margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para mais ou para menos.
Assim, a meta será considerada oficialmente cumprida se variar entre 1,75% e 4,75%. Para o ano de 2024, a projeção é de que o IPCA seja de 3,92%.
-
Contabilidade5 dias ago
CFC convoca a classe contábil para aderir ao Redam
-
Simples Nacional5 dias ago
Atualizadas as regras do Simples Nacional. Veja as mudanças!
-
Reforma Tributária5 dias ago
IOB oferece curso completo e certificado anual que atesta a capacitação do contador para a Reforma Tributária
-
Simples Nacional2 dias ago
Governo aperta o cerco no Simples Nacional: novas regras aumentam burocracia e multas
-
Negócios4 dias ago
Planejamento para 2026 – O que toda empresa precisa avaliar antes de traçar metas e estratégias
-
Simples Nacional3 dias ago
Simples Nacional: novas penalidades para atraso, omissões ou erros na entrega da Defis entram em vigor
-
Contabilidade4 dias ago
NR-1 torna obrigatória a integração entre RH e contabilidade para evitar multas
-
CLT4 dias ago
Governo libera lote extra de R$ 1,5 bilhão do abono salarial PIS/Pasep