Categories: DestaquesNews Yahoo

Delegacia da Receita em Brasília realiza palestra interativa sobre o eSocial Empresas

O evento faz parte de uma série de palestras organizadas pela Delegacia da Receita Federal do Brasil (DRF) em Brasília, com o objetivo de dar ampla divulgação sobre o e-Social Empresas aos servidores e à sociedade em geral.

O que esperar desse guia?
Para o público externo as palestras estão acontecendo em auditórios reservados pelas entidades parceiras da Delegacia de Brasília, quais sejam: Conselho Regional de Contabilidade do Distrito Federal (CRC-DF), Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do DF (Sescon-DF) e Ordem dos Advogados do Brasil – Conselho Seccional do Distrito Federal (OAB-DF).

O sistema e-Social já é obrigatório desde o início de janeiro de 2018 para contribuintes pessoa jurídica de direito privado com faturamento anual superior a R$ 78 milhões; a partir de julho de 2018 para demais empregadores, incluindo micro e pequenas empresas e MEIs; e a partir de janeiro de 2019 para entes públicos.

Atenta a esse cronograma de implantação e tendo como base a experiência decorrente da implantação do e-Social Doméstico, a delegada de Brasília, auditora-fiscal Bárbara Cristina Costa de Oliveira, destacou que a DRF Brasília está realizando um trabalho de esclarecimento e de prevenção, com o intuito de amenizar o aumento de demandas junto ao CAC Brasília, especialmente no mês de julho, quando o e-Social abarcará o maior número de empregadores.

O superintende-adjunto da 1ª Região, auditor-fiscal Onássis Simões da Luz, enfatizou a revolução que o novo e-Social representa para o Estado, empregadores, e, principalmente, para os trabalhadores.

O palestrante, auditor-fiscal Altemir Linhares de Melo, apresentou o e-Social como um dos projetos do Governo Federal para a desburocratização da relação com a sociedade. Em sua explanação, abordou as premissas, os ambientes tecnológicos, as vantagens para o empregador, trabalhador e Governo, o cronograma de implantação das etapas e os respectivos faseamentos. De sua apresentação, destaca-se o conceito dado ao e-Social: “Uma inovadora forma de prestar informações e de registrar os eventos trabalhistas, previdenciários e tributários”. Ao final da palestra, a plateia de servidores apresentou dúvidas, que foram sanadas pelo assessor do Gabinete.

Via Receita Federal

loureiro

Recent Posts

Novas regras do BPC: governo detalha cálculo, deduções e conversão para auxílio-inclusão

Novas regras do BPC ampliam o cálculo da renda para incluir ganhos não formais e…

2 dias ago

Na prática: tudo o que você precisa saber sobre PIS e COFINS na tributação monofásica!

A tributação monofásica do PIS e da COFINS já está presente no dia a dia…

2 dias ago

Publicada nova versão do Manual da e-Financeira v2.5

Entenda as principais mudanças que ocorrem com essa nova versão

2 dias ago

Atenção! Dirbi e PGDAS com prazo de envio até segunda-feira (20)

O atraso ou a falta de entrega das obrigações acessórias podem gerar diversas consequências negativas…

2 dias ago

BNDES vai liberar R$ 12 bi para produtores rurais com perdas de safra

Linha de crédito de longo prazo é direcionada a agricultores atingidos por calamidades climáticas entre…

3 dias ago

4 bancos estão suspensos pelo INSS e não podem oferecer consignado

O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito na qual o valor das parcelas é…

3 dias ago