Demissão por justa causa quando e como é possível reverter / Imagem canva pro
A demissão por justa causa é o maior medo do trabalhador brasileiro, neste caso o empregado é dispensado perdendo benefícios importantes, é algo que pode ser extremamente prejudicial para vida profissional e financeira de qualquer pessoa.
Existem diversas situações previstas na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) onde a demissão por justa causa pode ser aplicada, mas caso o empregador utilize esse recurso de maneira indevida, é possível que o trabalhador vá à justiça buscar seus direitos.
Explicaremos um pouco mais sobre a demissão por justa causa e mostraremos mais detalhes sobre como o trabalhador pode se defender nesses casos.
Segundo a CLT, o trabalhador só pode ser demitido, caso ele tenha cometido alguma falha considerada grave. Esse modelo de demissão possui a finalidade de evitar prejuízos para o empregador por erros do contratado, já que a falha grave é culpa do funcionário.
Segundo o artigo 482 da CLT, as seguintes situações podem ocasionar uma demissão por justa causa:
Destacamos também que, caso o empregador não esteja respeitando as normas trabalhistas e tenha cometido faltas graves, é possível que o trabalhador solicite, com a ajuda de um advogado trabalhista, uma rescisão indireta do contrato de trabalho.
Leia também:
A demissão por justa causa não deve ser aplicada por simples vontade do empregador, é preciso ter provas da acusação contra o funcionário. Uma demissão sem que a empresa prove suas alegações permite que o empregado reverta a situação.
É dever do empregador fundamentar as suas acusações, se aconteceu um erro na proporcionalidade ou se o trabalhador não cometeu o que ele foi acusado, é possível reverter a demissão para sem justa causa, recebendo todos os direitos.
Para se defender, reúna provas, busque a ajuda de advogado trabalhista para analisar seu caso e entrar com uma ação na justiça, caso você ganhe a ação o empregador será obrigado a pagar todos os seus direitos.
Portanto, ao ser demitido injustamente, mantenha a calma, busque orientação, reúna provas e confie em um profissional competente para te ajudar.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
O MEI pode economizar até 40% em comparação com a contratação como pessoa física
Trata-se de um processo de identificar e atribuir a cada produto um código numérico padronizado,…
Trabalhadores podem procurar as Superintendências de Trabalho para efetuar a reclamação por atraso no pagamento…
Funcionalidade estará disponível ao público em fevereiro
Confira a agenda tributária de dezembro e evite problemas com o Fisco
O Programa Acredita Exportação garante a devolução de parte dos valores pagos ao longo da…