Imagem por @gustavomellossa / freepik
Dentre as dúvidas mais pertinentes dos trabalhadores, cabe destaque a questão sobre quais multas rescisórias o funcionário tem direito em casos de demissão. Nesta linha, o que será recebido irá variar conforme o caso.
Em casos de dispensa sem justa causa, ou seja, quando o empregador não tem mais interesse nos serviços do empregado, por mais que não haja algum motivo grave que leve à demissão, é previsto uma série de garantias ao trabalhador.
Tais indenizações concedidas ao trabalhador demitido, estão previstas no artigo 477 da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), bem como no art. 7 da Constituição Federal.
Caso o funcionário tenha sido dispensado, sem ter cometido alguma falta grave que justifique a sua dispensa, ele deve receber os seguintes direitos:
O trabalhador poderá retirar o valor integral do FGTS por meio do saque-rescisão e ainda receberá 40% de multa sobre o saldo do fundo, justamente, devido à ausência de motivos graves que tenham levado a dispensa.
Será concedido ao funcionário dispensado um valor proporcional aos dias trabalhados no último mês em atividade. O cálculo desta verba, será determinado pela divisão do salário por 30 (há variações conforme o mês e a unidade salarial)
Neste caso, há duas situações pelas quais o empregador pode optar, a primeira é o aviso trabalhado, quando funcionário precisa cumprir com os últimos 30 dias de trabalho, recebendo o proporcional a este tempo em atividade. Também é possível escolher o aviso indenizado, em que basicamente há o desejo de que o empregado não siga por esse período na empresa, neste caso, a alternativa é indenizá-lo em um valor proporcional aos dias que seriam trabalhados.
O 13º salário é uma gratificação, comumente paga em duas parcelas, de modo que a segunda é concedida até o dia 20 de dezembro. Seu valor é proporcional aos meses trabalhados por mais de 14 dias, de modo que 1 mês é equivalente a 1/12 do valor total.
Ao ser demitido sem justa causa, o trabalhador terá direito ao pagamento de férias relativas ao ano de demissão, na proporção dos meses trabalhados. Ademais, o funcionário também deve receber o valor referente a férias conquistadas, mas que não foram desfrutadas.
O direito a férias é conquistado mediante a 12 meses completos de trabalho. Por fim, vale ressaltar que em ambos os casos (férias vencidas ou proporcionais), o valor será acrescido de ⅓ constitucional.
Este benefício da seguridade social é pago no intuito de amparar o trabalhador que foi demitido sem justa causa. Ainda sim, o trabalhador precisa cumprir com mais alguns requisitos, tais como: comprovar não ter outra fonte de renda para o próprio sustento e de sua família. e não receber algum benefício previdenciário ou assistencial (salvo em casos de auxílio-acidente, auxílio-suplementar e abono de permanência em serviço).
Em relação ao tempo de recebimento do seguro-desemprego, isto irá variar conforme o tempo trabalhado e o número de solicitações já realizadas. Confira:
Solicitação | Tempo trabalhado |
Primeira | Trabalhado pelo menos 12 meses durante os 18 meses anteriores à data da demissão |
Segunda | Trabalhado pelo menos 9 meses durante os 12 meses anteriores à data da demissão |
A partir da terceira | Trabalhado nos 6 meses anteriores à data da demissão |
Empregado doméstico | Cumprir com os requisitos e ter trabalhado, exclusivamente, como empregado doméstico pelo período mínimo de 15 meses nos últimos 24 meses que antecederam a data de dispensa |
Pescador Artesanal | É preciso comprovar a venda do pescado a adquirente pessoa jurídica ou cooperativa, no período correspondente aos últimos 12 meses que antecederam ao início do defeso |
Dica Extra: Você conhece os seus direitos trabalhistas?
Já sentiu em algum momento que você pode estar sendo passado pra trás pelo seu chefe ou pela empresa que te induz a aceitar situações irregulares no trabalho?
Sua dúvida é a mesma de milhares de pessoas. Mas saiba que a partir de agora você terá resposta para todas as suas dúvidas trabalhistas e saberá absolutamente tudo o que acontece antes, durante e depois de uma relação trabalhista.
Se você quer garantir todos os seus direitos trabalhistas como FGTS, adicionais, horas extras, descontos e saber como se posicionar no seu emprego sem ser mais obrigado a passar por abusos e ainda entendendo tudo que pode e que não pode na sua jornada de trabalho, clique aqui e saiba como!
O Ministério da Previdência Social lançou, nesta quarta-feira (15), o Programa de Regularidade Previdenciária dos…
Os beneficiários do Bolsa Família já podem se programar para os pagamentos de outubro de…
Evento gratuito acontece neste sábado (18) das 14h às 18h em formato híbrido
A economia brasileira apresentou leve avanço em agosto deste ano, mantendo um crescimento observado desde…
O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) publicou, por meio da Resolução CGSN nº 183/2025,…
O levantamento também revela os 10 produtos que mais despertam o interesse de compra dos…