Chamadas
Deputado deseja tornar o PIX em um serviço essencial. Entenda o motivo
Recentemente, o deputado federal Kim Kataguiri foi às redes sociais anunciar um Projeto de Lei (PL), protocolado por ele, que prevê uma alteração na Lei da Greve. Em suma, a proposta pretende incluir o PIX na categoria de serviços essenciais.
A medida foi determinada, em decorrência da greve dos servidores do Banco Central, como uma forma de evitar o interrompimento do serviço. Isto porque o movimento dos trabalhadores ameaça o funcionamento do PIX.
Nesta linha, é preciso entender que os chamados serviços essenciais não podem ser interrompidos em caso de paralisação, isto se aplica à serviços como: transporte coletivo, hospitalar, comercialização de medicamentos e alimentos, abastecimento de água, entre outros.
PL 817/2022 – Altera a lei da greve, pra incluir o PIX como serviço essencial. A atual greve de servidores do Banco Central, por exemplo, ameaça tirar o PIX do ar, prejudicando milhões de brasileiros, diz Kim Kataguiri, em seu perfil no Twitter.
Em relação às atuais conjunturas da greve, o o presidente do sindicato dos servidores do Banco Central, Fábio Faiad, afirmou que a paralisação deve permanecer por tempo indeterminado. Isto porque, até então, o Governo Federal não atendeu às reivindicações da classe.
Dentre os pedidos dos servidores, está um reajuste salarial de 19,9%, além de uma reestruturação na carreira dos referidos trabalhadores.
De todo modo, ao que tudo indica, a greve será reforçada, de modo que há a possibilidade de que o funcionamento do sistema de pagamento instantâneo (PIX), seja interrompido, total ou parcialmente. Ainda sim, cabe salientar que o sindicato já declarou que irá respeitar a lei que determina quais serviços serão essenciais.
-
Contabilidade3 dias ago
CFC convoca a classe contábil para aderir ao Redam
-
Simples Nacional3 dias ago
Atualizadas as regras do Simples Nacional. Veja as mudanças!
-
Reforma Tributária3 dias ago
IOB oferece curso completo e certificado anual que atesta a capacitação do contador para a Reforma Tributária
-
Contabilidade2 dias ago
NR-1 torna obrigatória a integração entre RH e contabilidade para evitar multas
-
Negócios3 dias ago
Planejamento para 2026 – O que toda empresa precisa avaliar antes de traçar metas e estratégias
-
Simples Nacional1 dia ago
Simples Nacional: novas penalidades para atraso, omissões ou erros na entrega da Defis entram em vigor
-
Simples Nacional11 horas ago
Governo aperta o cerco no Simples Nacional: novas regras aumentam burocracia e multas
-
CLT2 dias ago
Governo libera lote extra de R$ 1,5 bilhão do abono salarial PIS/Pasep