Terceiro Setor deve movimentar mais de US$ 443 bilhões até 2029, mas enfrenta desafios contábeis e estruturais
Por todo o país, filas têm se formado nas agências dos Correios. Desde o dia 30 de maio, aposentados e pensionistas têm a possibilidade de contestar, presencialmente, valores descontados de forma indevida em seus benefícios previdenciários.
Segundo dados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), já são mais de 3,1 milhões de contestações registradas, número que inclui os atendimentos digitais e presenciais. “É um número bem expressivo. Só nas agências dos Correios, em duas semanas, foram mais de 10% do total. É um atendimento olho no olho, que traz mais segurança para o beneficiário”, afirmou Gilberto Waller, presidente do INSS, durante visita à agência central dos Correios em São Paulo nesta sexta-feira (13).
A origem do escândalo está na Operação Sem Desconto, deflagrada pela Polícia Federal em abril deste ano, que revelou um esquema de descontos irregulares praticados por associações e sindicatos nos benefícios de aposentados. O prejuízo inicial estimado girava em torno de R$ 6,7 bilhões, mas, após apurações, o INSS acredita que o dano real pode chegar a cerca de R$ 1,8 bilhão, sem correção monetária. Corrigido, o valor poderia ultrapassar R$ 2,1 bilhões.
Apesar da pressão de milhares de aposentados que se sentem lesados, ainda não há um prazo definido para o reembolso. O presidente do INSS garantiu que a intenção é ressarcir os valores com recursos bloqueados dos fraudadores.
Os atendimentos presenciais nos Correios continuam em mais de 5 mil agências pelo país, sendo 634 apenas no estado de São Paulo. A orientação é que apenas quem não conseguiu realizar a contestação pelos canais digitais procure o atendimento presencial.
Para isso, basta apresentar um documento oficial com foto. Caso o titular não possa comparecer, é necessário nomear um representante legal com procuração válida. O atendimento é gratuito.
Além disso, os Correios reforçaram que nenhum funcionário do INSS ou da empresa está autorizado a prestar atendimentos domiciliar. Os únicos canais oficiais para tratar sobre o ocorrido são o aplicativo Meu INSS, Central 135, site do INSS ou agências físicas dos Correios.
Com informações da Agência Brasil
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