Chamadas
Descubra quais são os auxílios concedidos para pessoas com câncer de mama
Os benefícios concedidos pelo INSS podem ajudar pessoas que lutam contra o câncer a adquirirem uma maior qualidade de vida durante o tratamento.
Ainda hoje é bastante alta a incidência de câncer de mama em mulheres, durante o ano de 2020 foram registrados 2,3 milhões de novos diagnósticos. São 24,5% de novos casos de câncer de mama registrados em mulheres.
Poder usufruir de alguma ajuda durante o tempo de tratamento é uma das maneiras de enfrentar a enfermidade com segurança e bem-estar. O INSS concede alguns auxílios que podem ajudar as mulheres que receberam seus diagnósticos e se encontram nesta situação.
Benefícios concedidos pelo INSS as pessoas com câncer de mama
O Instituto Nacional do Seguro Social prevê a concessão do auxílio-doença e do auxílio-acidente.
Em ambos os casos o requerente do benefício deverá ser analisado através da perícia médica agendada com o INSS. A partir da análise do médico da Previdência Social será disponibilizado ou não os auxílios.
Além disso, em alguns casos é concedida a aposentadoria por invalidez, quando o enfermo não apresenta mais condições de exercer nenhuma função laboral.
Conheça outros benefícios
Pessoas com câncer de mama também podem dispor dos seguintes benefícios:
- Saques do FGTS;
- Saques do PIS/Pasep;
- Afastamento do trabalho;
- Licença para tratamento de saúde;
- Licença por motivo de doença em pessoa da família;
- Benefício de Prestação Continuada;
- Vale Social;
- Tratamento Fora de Domicílio no SUS;
- Riocard Especial (válido para Estado do Rio de Janeiro);
- Carteira do idoso/transporte interestadual para idosos;
- Passe Livre interestadual para pessoas com doenças crônicas e deficiência;
- Prioridade na tramitação de processos;
- Testamento vital;
- Sepultamento gratuito.
Direito a isenções
Além dos benefícios previamente dispostos, pessoas com câncer tem direito a isenções concedidas pelo Governo Federal:
Isenção do Imposto de Renda – Concedido a pessoas com câncer conforme a Lei nº 7.713 promulgada em 1988, o indivíduo fica desobrigado de declarar o Imposto de Renda;
Quitação de Financiamento de Imóvel pelo Sistema Financeiro (SFH) em Caso de Invalidez ou Morte – É concedido nos casos onde existe a cláusula no contrato, indivíduos considerados inaptos para a realização de funções laborais poderão solicitar, independente da inaptidão ser causada por acidente ou doença. O SFH garante a quitação do imóvel em casos onde o contrato foi assinado antes do quadro de invalidez ou morte.
Isenção de Impostos sobre Produtos Industrializados (IPI) e Imposto sobre Obrigações Financeiras (IOF) para Pessoas com Deficiência – A isenção nesses casos é concedida para enfermos que apresentem alguma deficiência, seja ela mental severa ou profunda, física e visual.
Isenção de Imposto de Circulação de Mercadorias e Sobre Prestação de Serviços (ICMS) para Pessoas com Deficiência – O imposto do ICMS pode variar com base nos Estados que possuem uma legislação própria sobre o tributo.
Isenção de Imposto de Propriedade de Veículo Automotores (IPVA) para Pessoas com Deficiência para Condução de Veículo Adaptado – Cada Estado regula sua própria legislação sobre o IPVA.
Isenção de Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) – Alguns municípios oferecem a isenção para pessoas com doenças crônicas, é preciso verificar a legislação de seu respectivo município.
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
-
Contabilidade3 dias ago
CFC convoca a classe contábil para aderir ao Redam
-
Simples Nacional3 dias ago
Atualizadas as regras do Simples Nacional. Veja as mudanças!
-
Reforma Tributária3 dias ago
IOB oferece curso completo e certificado anual que atesta a capacitação do contador para a Reforma Tributária
-
Contabilidade2 dias ago
NR-1 torna obrigatória a integração entre RH e contabilidade para evitar multas
-
Negócios3 dias ago
Planejamento para 2026 – O que toda empresa precisa avaliar antes de traçar metas e estratégias
-
CLT2 dias ago
Governo libera lote extra de R$ 1,5 bilhão do abono salarial PIS/Pasep
-
Receita Federal2 dias ago
Receita Federal libera leilão online com produtos abaixo do preço
-
INSS3 dias ago
Direitos do paciente com câncer: como pedir o auxílio-doença do INSS