Categories: ChamadasDestaqueMEI

Desenrola Brasil é uma oportunidade de recuperação financeira para MEIs

O Governo Federal recentemente tomou uma medida auspiciosa ao ampliar o programa Desenrola Brasil, a fim de incluir Microempreendedores Individuais (MEIs) e pequenas empresas. 

Com início em junho de 2023, o programa se voltou inicialmente a pessoas físicas inadimplentes, mas agora passa a contemplar também esses importantes segmentos da economia. A meta é, significativamente, promover a quitação de dívidas, permitindo uma melhor gestão financeira e retomada de crescimento para milhares de microempresários brasileiros.

Todavia, o programa focava apenas em pessoas físicas em situação de inadimplência. Mas, a proposta do Desenrola foi alterada, permitindo a inclusão do MEI, bem como dos micro e pequenos empresários inadimplentes, que possuem dívidas com instituições financeiras.

Assim, o Desenrola Brasil para MEI permite que esses grupos possam negociar suas dívidas através do programa, beneficiando não só pessoas físicas.

Como o pequeno empresário pode negociar dívidas?

Para aproveitar o Desenrola Brasil para MEI, os interessados devem entrar em contato com as instituições financeiras onde tem dívidas e solicitar a renegociação. O programa oferece financiamento de até 60 meses.

Empresas que possuem faturamento anual de até R$ 4,8 milhões estão inadimplentes há mais de 90 dias podem participar. O programa abrange dívidas de diversos valores e tempos de atraso, e oferece descontos e prazos de pagamentos atrativos. 

As renegociações podem ocorrer por meio de canais de atendimento oficiais, como agências, internet ou aplicativos móveis. Cada banco participante define suas próprias condições e prazos para a renegociação, oferecendo flexibilidade aos clientes.

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) alerta que somente bancos cadastrados no programa podem oferecer as condições especiais de renegociação. 

Em caso de dúvidas ou suspeitas sobre ofertas de renegociação, os empresários devem contatar seus bancos pelos canais oficiais e a não aceitar propostas fora dessas plataformas.

  Qual o prazo para aderir ao Desenrola MEI?

O Desenrola Brasil para MEI estará vigente até 31 de dezembro de 2024. 

Quais entidades bancárias estão participando?

O sucesso do Desenrola Pequenos Negócios é amplamente atribuído à colaboração estreita com sete instituições financeiras de renome: Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Bradesco, Itaú, Santander, Sicredi e Mercantil do Brasil. 

Juntas, essas instituições representam 73% do total da carteira de crédito de micro e pequenas empresas nacionais, garantindo uma ampla cobertura e acesso ao programa.

Ana Luzia Rodrigues

Formada em jornalismo há mais de 30 anos, já passou por diversas redações dos jornais do interior onde ocupou cargos como repórter e editora-chefe. Também já foi assessora de imprensa da Câmara Municipal de Teresópolis. Atuante no Jornal Contábil desde 2021.

Recent Posts

Novas regras do BPC: governo detalha cálculo, deduções e conversão para auxílio-inclusão

Novas regras do BPC ampliam o cálculo da renda para incluir ganhos não formais e…

2 dias ago

Na prática: tudo o que você precisa saber sobre PIS e COFINS na tributação monofásica!

A tributação monofásica do PIS e da COFINS já está presente no dia a dia…

2 dias ago

Publicada nova versão do Manual da e-Financeira v2.5

Entenda as principais mudanças que ocorrem com essa nova versão

2 dias ago

Atenção! Dirbi e PGDAS com prazo de envio até segunda-feira (20)

O atraso ou a falta de entrega das obrigações acessórias podem gerar diversas consequências negativas…

2 dias ago

BNDES vai liberar R$ 12 bi para produtores rurais com perdas de safra

Linha de crédito de longo prazo é direcionada a agricultores atingidos por calamidades climáticas entre…

2 dias ago

4 bancos estão suspensos pelo INSS e não podem oferecer consignado

O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito na qual o valor das parcelas é…

2 dias ago