Design de varejo: Muito além de um simples resultado visual da loja

Há tempos o engajamento digital vem crescendo e preocupando as redes que têm forte atuação no varejo físico, no Brasil e em todo o mundo. Mais recentemente vimos uma grande aceleração desse engajamento, o que também trouxe desafios gigantes para o negócio. Apesar desse fenômeno irreversível, a ida às lojas não diminuiu. E os volumes de consumo também não.

O que está em plena transformação – e sempre estará – são os modelos de consumo e a relação dos consumidores com lojas e marcas. A experiência de compra precisa evoluir no mesmo ritmo ou, preferivelmente, ser mais rápida. O cenário exige que lojas e marcas sejam mais inspiradoras, atrativas e confiáveis.

Leia também: Varejo: Veja Estratégias De Mercado Para O Inverno

Para encantar o consumidor, boa publicidade, qualidade do produto e lindas embalagens não são suficientes. A reformulação das lojas, o reposicionamento das marcas, a ampliação das ofertas e a melhoria dos serviços é fundamental e obrigatória.

Assim, o design de varejo vem para contribuir para que a experiência de compra seja aprimorada e reflita em atração, venda, aderência à marca e manutenção do cliente. E de uma forma mais concreta, o design de varejo, em uma visão mais estratégica, é o grande aliado dos negócios que buscam melhorar imagem de marca, aumentar vendas, reduzir custos operacionais e fidelizar clientes.

Leia também: Conheça A Técnica De Vendas Challenger Sale

Foto: Fernando Frazão / Agência Brasil

Mas todo projeto deve partir de objetivos bem claros, inclusive de investimento. Parte deles já estão definidos no plano do cliente que, idealmente, é composto por diretrizes de diversas áreas, como marketing, comercial e trade marketing. Mas o design de varejo é uma atividade influenciada por muitos fatores, além do briefing. Ele tem vida própria e é mutante, a partir da sua concepção.

Quando uma boa equipe começa a trabalhar no projeto, é capaz de identificar oportunidades que antes não estavam visíveis. São as subcamadas do projeto que, somadas à experiência e ao repertório dos profissionais envolvidos, são verdadeiros propulsores de valor e personalidade para o trabalho.

Com o plano em mãos, começam as etapas de imersão na marca-produto-ambiente, pesquisa, ideação, desenho, estudo de viabilidade técnica e financeira, prototipagem, produção, implementação e mensuração dos resultados. Vale ressaltar que, mesmo em projetos mais simples, o design de varejo é fundamental para garantir uma execução eficiente e uma implementação bem-sucedida.

Quem contrata os serviços de um especialista está automaticamente incorporando experiência, segurança, produtividade, tranquilidade e economia para o seu projeto. Na outra ponta, um bom projeto de design garante uma encantadora experiência de compra, aumenta a confiança dos clientes nas lojas e nas marcas e, comprovadamente, amplifica os resultados em vendas.

Por Alessandro Novello, diretor de Criação e Design da Green Retail Solutions

A Green Retail Solutions é uma empresa especializada em soluções de segurança, inteligência, organização e design de varejo, que mantém em seu porfólio soluções integradas B2B que melhoram a experiência de compra, diminuem as perdas, simplificam a operação e aumentam as vendas dos clientes.

Leonardo Grandchamp

Recent Posts

Novas regras do BPC: governo detalha cálculo, deduções e conversão para auxílio-inclusão

Novas regras do BPC ampliam o cálculo da renda para incluir ganhos não formais e…

2 dias ago

Na prática: tudo o que você precisa saber sobre PIS e COFINS na tributação monofásica!

A tributação monofásica do PIS e da COFINS já está presente no dia a dia…

2 dias ago

Publicada nova versão do Manual da e-Financeira v2.5

Entenda as principais mudanças que ocorrem com essa nova versão

2 dias ago

Atenção! Dirbi e PGDAS com prazo de envio até segunda-feira (20)

O atraso ou a falta de entrega das obrigações acessórias podem gerar diversas consequências negativas…

2 dias ago

BNDES vai liberar R$ 12 bi para produtores rurais com perdas de safra

Linha de crédito de longo prazo é direcionada a agricultores atingidos por calamidades climáticas entre…

2 dias ago

4 bancos estão suspensos pelo INSS e não podem oferecer consignado

O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito na qual o valor das parcelas é…

2 dias ago