Categories: NegóciosNews Yahoo

Design Thinking: Muito mais que uma técnica

O distanciamento social tirou boa parte das pessoas das ruas e as colocou atrás de uma tela.

Nesse cenário, virou uma obrigação para as empresas proporcionar uma boa experiência para o usuário quando ele está usando uma tecnologia da informação, ou qualquer produto digital.

Sabendo disso, as empresas buscam satisfazer as necessidades e também as expectativas dos consumidores, tentando inovar em seus produtos e serviços para que tenham uma usabilidade cada vez melhor.

No caso das empresas que desenvolvem software sob medida para empresas, essa máxima também é verdadeira.

No entanto, para atingir os resultados pretendidos no escopo daquele projeto, é necessário compreender quais as demandas deste cliente e os recursos que ele tem disponíveis, de forma a combiná-los de forma lógica e criativa.

Light Bulb Ideas Creative Diagram Concept

Seja o objetivo oferecer uma tecnologia “b2c” ou “b2b”, as empresas mais inovadoras estão cada vez mais utilizando o Design Thinking, que é muito mais que uma técnica.

É uma abordagem, uma maneira de agir. Seu objetivo é resolver problemas complexos com o foco nas pessoas.

Ele se estrutura em três pilares: Empatia, Colaboração e Experimentação. Para tanto, soma profissionais com competências diferentes, cujo resultado se torna positivo a partir de um objetivo comum e, realmente, assumido por todos: entender e atender o cliente em potencial.

Design Thinking busca solucionar problemas complexos, gerando valor com propósito e impacto. Um exemplo prático: Dentro de um pensamento de melhoria contínua, a Oji Papéis, localizada em Piracicaba, interior de São Paulo, iniciou sua transformação digital.

Para tal, a ART IT foi contratada para promover melhorias no portal de clientes e também em alguns de seus sistemas internos já existentes. A sugestão apresentada foi a utilização do Design Thinking visando aprimorar a experiência do usuário.

O uso desta metodologia certamente permitiu a melhor experiência possível para os chamados clientes internos das tecnologias utilizadas pela companhia, pois, por meio de todas as suas etapas, potencializa o impacto das soluções geradas em tempo, efetividade e rentabilidade.

Design Thinking é estratégico por natureza, pois aprimora todas as etapas de desenvolvimento de um software e integra as partes envolvidas no negócio.

Ele pode transformar o modo como as empresas criam produtos, serviços, processos e estratégias, visando equilibrar as necessidades humanas com a viabilidade tecnológica e econômica.

Por Romulo Cesar de Paula é sócio e diretor comercial da ART IT, empresa especializada em soluções e serviços de TI.

Esther Vasconcelos

Recent Posts

Novas regras do BPC: governo detalha cálculo, deduções e conversão para auxílio-inclusão

Novas regras do BPC ampliam o cálculo da renda para incluir ganhos não formais e…

2 dias ago

Na prática: tudo o que você precisa saber sobre PIS e COFINS na tributação monofásica!

A tributação monofásica do PIS e da COFINS já está presente no dia a dia…

2 dias ago

Publicada nova versão do Manual da e-Financeira v2.5

Entenda as principais mudanças que ocorrem com essa nova versão

2 dias ago

Atenção! Dirbi e PGDAS com prazo de envio até segunda-feira (20)

O atraso ou a falta de entrega das obrigações acessórias podem gerar diversas consequências negativas…

2 dias ago

BNDES vai liberar R$ 12 bi para produtores rurais com perdas de safra

Linha de crédito de longo prazo é direcionada a agricultores atingidos por calamidades climáticas entre…

2 dias ago

4 bancos estão suspensos pelo INSS e não podem oferecer consignado

O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito na qual o valor das parcelas é…

2 dias ago