Dia do Consumidor: lojas realizam promoções para alavancar vendas

Hoje é comemorado o Dia do Consumidor, 15 de março. Trata-se de uma das principais datas de vendas do semestres. Isso porque, as principais lojas do varejo preparam uma semana inteira de promoções em busca de atrair os clientes e alavancar as vendas. Como mais um atrativo de vendas, os comerciantes estendem a data para toda a semana. De 14 a 20 de março é possível encontrar ofertas com descontos até 80% em alguns itens.

Os sites na internet são os mais procurados e os que mais investem em propagandas, buscando atrair os consumidores ávidos por bons preços.

Grandes lojas estão participando

A data é uma boa oportunidade para antecipar as compras para o Dia das Mães. Entre as marcas que participam desse evento, estão: Magazine Luíza, Buscapé, Decolar, Ricardo Eletro, Americanas, Havan, Carrefour, Netshoes, Submarino, O Boticário, Shopee, Casas Bahia, Amazon, Mercado Livre, Submarino, entre outras.

Durante toda a semana há um aumento nas buscas e vendas de itens nas categorias, como Moda & Acessórios,  Games & Eletrônicos e Telefonia & Celulares, eletrodomésticos. Bem como, Casa & Decoração, Cosméticos & Perfumaria e Alimentos & Bebidas.

Assim como em outras grandes datas promocionais, é preciso um bom planejamento para não exagerar nas compras. Pesquisar preços com antecedência, bem como, elaborar uma lista de compras, facilitam na hora de aproveitar as melhores ofertas.

Histórico do Dia do Consumidor

A data do Dia do Consumidor veio preencher uma lacuna entre as compras de final de ano e Dia das Mães, pois o mês de março era considerado um dos mais fracos em vendas, até então.

O dia 15 de março, não foi escolhida aleatoriamente. Foi nessa data, no ano de 1962, que o presidente americano John Kennedy, assinou um decreto reconhecendo os direitos dos consumidores.  Já, em 1985, foi reconhecida como uma data mundial pela ONU (Organização das Nações Unidas).

O Dia do Consumidor como um evento promocional, chegou ao Brasil no ano de 2014 pelas mãos do site Buscapé, empresa líder em comparação de preços no Brasil. Já em sua primeira edição teve um faturamento de R$ 174 milhões, comprovando o sucesso da data.

Ana Luzia Rodrigues

Formada em jornalismo há mais de 30 anos, já passou por diversas redações dos jornais do interior onde ocupou cargos como repórter e editora-chefe. Também já foi assessora de imprensa da Câmara Municipal de Teresópolis. Atuante no Jornal Contábil desde 2021.

Recent Posts

Novas regras do BPC: governo detalha cálculo, deduções e conversão para auxílio-inclusão

Novas regras do BPC ampliam o cálculo da renda para incluir ganhos não formais e…

2 dias ago

Na prática: tudo o que você precisa saber sobre PIS e COFINS na tributação monofásica!

A tributação monofásica do PIS e da COFINS já está presente no dia a dia…

2 dias ago

Publicada nova versão do Manual da e-Financeira v2.5

Entenda as principais mudanças que ocorrem com essa nova versão

2 dias ago

Atenção! Dirbi e PGDAS com prazo de envio até segunda-feira (20)

O atraso ou a falta de entrega das obrigações acessórias podem gerar diversas consequências negativas…

2 dias ago

BNDES vai liberar R$ 12 bi para produtores rurais com perdas de safra

Linha de crédito de longo prazo é direcionada a agricultores atingidos por calamidades climáticas entre…

2 dias ago

4 bancos estão suspensos pelo INSS e não podem oferecer consignado

O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito na qual o valor das parcelas é…

2 dias ago